Fernanda Naves
Engenheira de Produção pela Universidade do Estado do Pará (1998-2002), por onde se especializou em Gestão Escolar, a professora Ângela Fernanda Naves Neves participou, nos últimos quatro anos, do esforço para efetividade das políticas públicas na garantia do direito da criança e adolescente no município paraense de Redenção. Como resultado, conquistou, pela primeira vez, o Selo Unicef, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Dos 144 municípios do Pará, 28 ganharam esse título.
Atualmente Professora e Coordenadora Adjunta do Curso de Engenharia de Produção da UEPA, tem experiência nessa área, atuando nas disciplinas: Introdução a Engenharia de Produção, Gerenciamento da Produção, Administração da Produção, Planejamento e Controle da Produção I e II, e orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso. É Coordenadora de TCC e Estágio Supervisionado (UEPA/Campus XV).
Trajetória
Natural de Bom Jesus de Goiás, Fernanda Naves, filha de Jorcemira Naves e Antônio Bruno das Neves, morou na fazenda do avô Benedito Naves Tito. Depois, mudou-se para Goiânia, onde estudou no Instituto Emmanuel, da Irradiação Espírita Cristã, no Ateneu Dom Bosco, concluiu o ensino médio no Colégio Dinâmico (1990) e o Curso de Química na Universidade Federal de Goiás, em 1993.
Posteriormente, fez o Curso de Engenharia de Produção na Universidade do Estado do Pará – dirigiu o Campus XV da UEPA (1999/2009) – e duas especializações nessa Universidade: em Gestão do Agronegócio (2005/2006), quando apresentou TCC intitulado “Diagnóstico da atividade leiteira dos municípios de Redenção e Conceição do Araguaia, PA”, e Gestão Escolar (2005/2007), tendo apresentado o TCC sobre “Gestão da qualidade da educação para formação do cidadão”.
Foi Secretária Municipal de Educação de Cumaru do Norte, PA (1995-96) e atua na Secretaria Municipal de Educação de Redenção, onde é diretora do Departamento de Ensino e Gestão Escolar, articuladora do Selo Unicef (2021-2024) e presidente eleita do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Redenção.