Mestre em Administração de Empresas pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead/UFRJ), com ênfase em Negócios Internacionais, e pela University of California, Los Angeles (UCLA), onde concluiu o Programa de Intercâmbio do Mestrado em 2008, e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (EAESP), o escritor Ricardo Costa Vieira da Silva lança nesta sexta-feira, dia 5, às 9h, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, o seu novo livro, “Seja o líder que todos querem ouvir”, pela Editora Gente. Graduado em Engenharia de Computação pela Unicamp, é especialista em infraestrutura pela Harvard Kennedy School e em comunicação pelo Toastmasters International; atualmente é executivo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Sua experiência acadêmica abrange a atuação como professor de Economia Internacional no Coppead/UFRJ e Gestão de Projetos na FIAP/SP. Possui quinze anos de experiência profissional com atuação em governos, empresas nacionais e multinacionais, nas áreas de estruturação de projetos de infraestrutura, estratégia setorial e tecnologia da informação. Em âmbito internacional, liderou equipes multifuncionais localizadas nos EUA e Índia. Foi gerente de projetos em Lisboa, Portugal e trabalhou na área de segurança da informação em Genebra, Suíça. Organizou missão empresarial do SEBRAE/SP para a Suécia e Polônia, para identificar melhores práticas no setor de móveis. É certificado em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMP/PMI).

Comunicação persuasiva

Em seu livro Ricardo discorre sobre como as estratégias de comunicação persuasiva e inspiradora podem alavancar os seus resultados como líder. “Independentemente de sua área de atuação, seja em empresas, associações de classe, igrejas, sindicatos, Forças Armadas …, a habilidade de se comunicar precisa ser algo tão natural quanto respirar para você”, afirmou. Em “Seja o líder que todos querem ouvir a pessoa aprende a se tornar um grande comunicador. Passando pelos mais diversos aspectos que sustentam uma comunicação de qualidade, ensina o que um líder precisa saber para influenciar pares e superiores e persuadir fornecedores, investidores e até mesmo concorrentes, além de inspirar colaboradores a alcançarem as metas desejadas, criando uma equipe forte e engajada. “Se você quer se tornar o líder que sempre sonhou em ser este é o seu ponto de partida”, explicou.

Com o livro, o interessado vai entender a importância de uma comunicação clara para liderar de verdade; aprender os diferentes papéis de um líder comunicador e como desempenhá-los da melhor maneira possível; enxergar o storytelling como ferramenta para prender a atenção e comunicar sua mensagem de maneira interessante; aprender técnicas para melhorar a oratória e criar apresentações melhores; e adquirir fluência na comunicação por meio do método 3E. “A semente da mudança para ser uma liderança persuasiva e inspiradora já está aí com você, basta acreditar e se transformar na liderança que vai colocá-la em movimento”, completou.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.