Gilvan Naves e Conceição se casaram no modelo cigano
Bancário que se aposentou pelo Banco do Estado do Rio de Janeiro (Banerj) e guia turístico formado pela Faculdade de Turismo de Santa Catarina, Gilvan Naves de Souza fala três idiomas e gosta da atividade: está sempre conduzindo grupos em passeio por Paraíba do Sul, RJ, onde fica a sua pousada Recanto do Gaudério, que tem oito quartos, e mesmo pelo Rio de Janeiro. Gosta de relembrar alguns momentos da história, como a revolução farroupilha, conduzida pelo general Antônio de Souza Neto, que proclamou a independência da República Riograndense e descende da família Naves. “É necessário conhecer a história”, afirmou.
Mineiro de Três Corações, de 1956, é filho de Giselda Naves de Souza e João Canuto de Souza, que atuou durante 17 anos na Escola de Sargentos das Armas (ESA). Fez o curso de Teologia na Igreja da Assembléia de Deus.
Gilvan é o segundo dos cinco filhos de Giselda Naves e João Canuto de Souza, O primeiro é Gilson, de 1954, coronel do Exército e que reside em Belo Horizonte; Gilberto é de 1959, começou como professor da Universidade Rural do Rio de Janeiro, mudou-se para Brasília, aposentou-se e tem uma casa próximo do Lago de Corumbá, onde se refugia para pescar; Gilzele, de 1960, é enfermeira e mora em Três Corações; e o caçula, Gilmar, de 1964, é Professor de Educação Física e fisioterapeuta, e mora em Juiz de Fora, MG.
Giselda Naves de Souza