Importante empresário e político mineiro, que se destacou por sua atuação no desenvolvimento de Uberlândia, MG, especialmente na área do agronegócio, Amador Naves foi homenageado pelo Governo de Minas Gerais, que colocou seu nome em Escola Estadual que funciona nessa cidade do Triângulo Mineiro. Criada pelo Decreto-Lei nº 7.579, de 29 de abril de 1964, essa instituição de ensino de educação básica, que oferece apenas o ensino fundamental, fica no Conjunto Habitacional Bandeirantes, tem 309 alunos, sendo 46 dos anos iniciais, 260 dos anos finais e 33 da educação especial, conforme o Censo Escolar de 2024, realizado pelo INEP.
Amador Naves foi diretor da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (ACIUB) em gestões importantes e presidente do Conselho da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (FUTEL), quando ocorreu a construção do Parque do Sabiá. Possuía fazendas em Minas Gerais e Goiás, dedicando-se à criação, recriação, engorda e confinamento de gado bovino, além da produção de soja e milho. Ele integra uma família que tem papel importante na cidade, com diversas gerações atuando em diferentes setores da economia e também contribuiu, como seus irmãos, para a criação da Faculdade de Direito e da Escola de Medicina em Uberlândia.
Escola
A Escola Estadual Amador Naves conquistou a nota 5,2 no Ideb, que é calculada com base no aprendizado dos alunos em Português e Matemática (Saeb) e no fluxo escolar (taxa de aprovação). Conforme o Indicador de Aprendizado, anos iniciais, 5,35 foi a nota padronizada nas duas disciplinas, de acordo com a Prova Saeb 2023, sendo 197,26 em Português e 198,98 em Matemática (média de proficiência).
Ao final do ano letivo, os alunos matriculados em escolas públicas são avaliados (aprovação, reprovação ou abandono), com a Taxa de Rendimento por etapa escolar se constituindo da soma da quantidade desses alunos. Em 2023, nos anos iniciais, houve a aprovação de 98,9%, com apenas 1,1% de abandono; e nos anos finais, a aprovação foi de 95,8%, com 2,8% de reprovação e 1,4% de abandono.
De acordo com esse levantamento, a escola e suas dependências são acessíveis aos portadores de deficiência; tem biblioteca, Laboratório de Informática, Sala de Leitura, quadra de esportes e Sala de Atendimento Especial. A sala de internet conta com 17 computadores para uso dos alunos e banda larga. A Caixa Escolar Amador Naves está ativa e foi fundada em 21 de setembro de 1977.