A experiência de 10 anos de trabalho na empresa Saneamento de Goiás S/A (Saneago) – três na área de orçamento, dois como supervisora operacional e cinco como gerente de negócios, numa grande região de Goiânia – foi importante para a engenheira civil Danielle Borges Naves Cançado buscar novos espaços. Nos últimos três anos estudou o sistema americano, providenciou um visto de trabalho, EB2 NIW, com ‘green card’, para toda a família, para atuar no setor de saneamento nos Estados Unidos, na substituição de tubulação de água feita de chumbo, apresentou um plano de negócios e foi aprovada.

Em janeiro deste ano ela pediu licença de dois anos à Saneago e viajou no dia 14 deste mês, para Milford, Massachusetts, onde pretende conhecer melhor o sistema de abastecimento da cidade, fazer novos estudos para aprofundar o plano que apresentou, e começar a trabalhar nessa área. Já mantem contatos com empresas de saneamento, quer conhecer toda a sistemática de trabalho e, na medida de seus conhecimentos, ampliar as possibilidades, inclusive empresariais.

Quem é

         Mineira de Uberaba, filha do engenheiro Diogo Veloso Naves Neto e de Elizabeth de Fátima Borges Naves, ambos mineiros de Araguari, Danielle mudou-se com a família para Goiânia aos três anos, em 1980. Primogênita de três irmãos, formou-se em Ciências da Computação na Faculdade Objetivo, em 1998, e trabalhou 11 anos na GEAP, plano de saúde para funcionários públicos federais. Em 2009 começou a estagiar na DVN Engenharia, empresa de seu pai, trabalhando com projetos hidrossanitários, quando ingressou na Pontifícia Universidade Católica de Goiás e se graduou, em 31 de maio de 2014, em Engenharia Civil. Trabalhou ainda na Mabe Engenharia, escritório de projetos do seu irmão Maiko Borges Naves, também engenheiro civil. Logo após a formatura obteve uma oportunidade de trabalho na Saneago, de onde agora pediu licença para essa experiência nos EUA. Tem MBA em Sistemas de Abastecimento de Água e Sistemas de Esgotamento Sanitário pelo Ipog (2018 a 2020) e foi diretora da Associação Brasileira de Engenheiros Civis de Goiás.

Danielle com o visto de entrada nos Estados Unidos

Ela se casou em 2001 com José Lopes Cançado Neto, mineiro de Araguari, publicitário e que depois mudou de atividade, formando-se em Gastronomia na Faculdade Cambury, em 2018, foi proprietário da hamburgueria Chef Marido, e vai trabalhar com comida nos Estados Unidos. Eles têm dois filhos: Maria Luiza Naves Cançado, de 2003, e Miguel Naves Cançado, de 2007. A primogênita já tem bolsa de estudos para cursar Biologia na Universidade Marymount, em Arlington, Virginia; e Miguel fará o ensino médio.

Danielle com o marido e os filhos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.