Hermano Freitas e o deputado federal Nikolas Ferreira (MG)

Nascido em família tradicional, Hermano Bernardes de Andrade Freitas, 33 anos, desde jovem quis construir sua própria trajetória, sem depender de ninguém e nem utilizar herança familiar em seus projetos. O primeiro passo, aos 16 anos, foi se mudar de Ituiutaba, MG, onde nasceu, em 1991, para uma cidade maior, na qual ninguém o conhecesse, para estudar, e a escolha recaiu em Campinas, SP. Na cidade fez o ensino médio, o curso de Administração na Pontifícia Universidade Católica e pós-graduação em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, unidade de Campinas.

Diplomas nas mãos, pensou no estágio numa grande empresa, a Bosch, alemã, e logo apareceu uma pequena dificuldade. Não sabia inglês o suficiente, o que o fez programar vivenciar a experiência de uma pessoa que está começando, por atividades simples, e decidiu ir para a Austrália. A ideia era conseguir uma colocação num restaurante, mas não surgiu como projetou, pois o país tinha sofrido, naquele momento, com a passagem de um ciclone e não estava fácil arranjar um emprego, mesmo o mais simples.

Bom de relacionamento, conheceu um neozelandês, dono de um restaurante que estava interessado numa brasileira e aproveitou para conhecer melhor um contemporâneo dela. Com isso, começou a lavar pratos, ficou um ano, passou a ajudante de cozinha e garçom, o que lhe permitiu saber como vivia, em sua rotina, um trabalhador sem formação escolar.

O primeiro estágio surgiu numa empresa da Bosch, onde ficou cinco anos e ganhou projeção, pois apresentou e executou um projeto que reduziu os custos da empresa em dois milhões de dólares, e o chamado para ir para a matriz, na Alemanha. Foi efetivado onde estava, ficou mais cinco anos, e depois partiu para outras experiências, como a Prudential, para venda de seguros, ganhando numerosas premiações, inclusive internacionais. Após, foi convidado a ser gerente comercial na multinacional Metlife, na qual formou uma equipe de 15 consultores financeiros. Virou diretor da empresa, mas logo decidiu abandonar, pois estava acumulando muitas funções e precisava reduzir a carga de trabalho.

Retorno a Ituiutaba

Depois de 13 anos fora, retornou a Ituiutaba, abriu uma empresa, com recursos próprios, já com 25 unidades pelo Brasil.

O pai, Denis Andrade de Freitas, médico formado pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, retornou à sua cidade para exercer a profissão, conseguiu projeção e logo se tornou fazendeiro. Já tem propriedades rurais em dois estados – Mato Grosso e Minas Gerais, onde cria, recria e engorda gado, arrenda terras para lavouras, como para cultivo da cana, e tira leite.

Sempre conversando com o pai, costumava ouvir dele que o esporte é a ferramenta para criar cidadãos, o que o motivou a dar sua contribuição à cidade, quando viu o abandono em que se encontrava um dos grandes clubes que frequentou em Ituiutaba, o Beira Rio. Nessa decadência, o quadro social foi reduzido a menos de cinco mil associados, as instalações estavam em situação precária, levando-o a elaborar um projeto de revitalização e a buscar parceiros nessa empreitada. Em pouco tempo conseguiu aumentar o número de sócios para 15 mil e a participação dos empresários nessa recuperação, remodelando e reativando os espaços para a prática desportiva, criando a oportunidade para o envolvimento de muitos jovens nessas atividades.

Essas ações chamaram a atenção de amigos e empresários, que o estimularam a ingressar na política, para renovar os procedimentos nessa área, tão envolta em casos de corrupção e malversação dos recursos públicos. Esse apelo o incentivou a ingressar no meio político, e a primeira iniciativa foi formar uma chapa de candidatos a vereador com idênticos objetivos, já que atualmente, dos 17 parlamentares, apenas um é da oposição.

Candidato contra um sistema que se apoderou da cidade, não permitindo a renovação e nem a participação de pessoas compromissadas com o bem comum, Hermano decidiu enfrentar essa situação e avançou. Inscreveu-se pelo União Brasil, sentiu que sua mensagem foi compreendida, e conseguiu o apoio do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, do deputado federal mais votado da história política de Minas Gerais, Nikolas Ferreira, e de outros 12 deputados federais, já firmando uma nova liderança que está aglutinando os descontentes e vai continuar atuando. Os resultados têm sido positivos, mesmo não tendo alcançado a Prefeitura. A oposição no Legislativo terá a atuação de seis vereadores, eleitos agora, e a disposição de ampliar a luta, já se preparando para 2026 e embates futuros.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.