Elaine Naves
Servir as pessoas que moram em Uberlândia, MG. Com este propósito, a advogada Elaine Naves decidiu colocar seu nome à disposição da população uberlandense e é candidata a Vereadora pelo Partido Progressistas (11123) nas eleições de domingo, dia 6. Por sua formação em Direito, ela se preparou para legislar em favor de políticas públicas efetivas quanto à educação, saúde e segurança, e fortalecer as instituições do terceiro setor, que já fazem um importante papel na área social da cidade.
Uberlandense, de 1981, fez o ensino fundamental no Colégio Nossa Senhora das Dores, atual Colégio Nossa Senhora da Ressurreição, e o colegial no Objetivo, formando-se em Direito pelo Centro Universitário do Triângulo (Unitri), quando passou a atuar nas áreas do Direito de Família e Direito Contratual. Trabalhou na Prefeitura Municipal, como assessora jurídica na área da habitação, foi assessora jurídica da Câmara de Vereadores e diretora de Turismo por dois anos.
Elaine Naves quer seguir o exemplo do pai, Antônio Naves de Oliveira, que foi vereador no período de 1983 a 1988, pelo PSDB, cofundador e presidente da Instituição Cristã de Assistência Social (Icasu) e construiu uma história de envolvimento com a comunidade, por meio da atuação em entidades públicas e privadas. Ela trabalhou na Icasu em duas áreas: ministrando aulas para jovens nas disciplinas de Ética e Cidadania e no setor preventivo do RH. É casada há 13 anos e tem dois filhos.
O trabalho do pai com a Igreja Católica fez com que ele se envolvesse na fundação da Icasu, resultado da conclamação, por dom Almir Marques Ferreira, de igrejas de todos os credos e entidades filantrópicas para uma força-tarefa que retirasse os mendigos das ruas. Fez parte da diretoria e da presidência no início das atividades, sendo responsável pela mudança da missão da entidade, que passou a se dedicar ao acolhimento de jovens em situação de vulnerabilidade, por meio da criação do Programa Jovem Aprendiz, em 1975, que criou oportunidades de estágio remunerado em parceria com empresas.