Marcelo e Andréa

O Dueto Brasil, formado pelos músicos e pesquisadores Marcello Linhos (viola caipira e voz) e Andréa Teixeira (piano e flauta transversal), começa no fim de semana uma série de apresentações em Portugal, que acontecerão em quatro cidades. Os concertos terão início neste sábado, dia 12, às 15h, pelo Palácio de Monserrate, em Sintra; dia 14, às 19h30, será na Casa Veva de Lima, em Lisboa, jantar e concerto; e no dia 16, às 19h30, no auditório da Biblioteca Municipal Antônio Salvado, em Castelo Branco, região centro de Portugal, com um concerto solidário promovido pela Associação Mais Lusofonia.

De caráter humanitário, o concerto terá um repertório com canções e sonoridades tradicionais de países pesquisados pelos instrumentistas, como, por exemplo, Portugal e Brasil, dedicados à pesquisa de estruturas musicais brasileiras de século passado e inclusive de povos indígenas. Marcelo e Andréa denominam tais estruturas como “música do Brasil de dentro”, que a dupla divulga em vários outros países, como EUA, Holanda, México, França, África do Sul e Moçambique.

A agenda integra a digressão da dupla a Portugal, com passagens por diversas cidades, incluindo um Festival de Idanha a Nova. A dupla conheceu o trabalho da Mais Lusofonia em Brasília, no início deste ano. Sensibilizados, ofereceram o espetáculo como forma de ajudar nas ações da entidade luso-brasileira, sediada em Castelo Branco.

Músicos

Marcello Linhos, nascido em Brasília, dedicou 30 anos da sua vida a composições da tradição originária na “Companhia de Comédia Os Melhores do Mundo” e como integrante da “CIA Armorial”. O cantor e compositor já lançou vários discos e se apresentou em diversos países. O seu disco “Violinha Caipira” teve reconhecimento educacional por trabalhar o cerrado brasileiro.

Por sua vez, a goianiense Andréa Teixeira já tocou, entre outros afamados espaços de shows, no Carnegie Hall, em Nova Iorque, no Venetian Theater, em Macau, na China e no Teatro de São Carlos, Lisboa, tendo conquistado 18 prémios nacionais e internacionais. Como idealizadora do projeto “Sons do Cerrado”, lançou, pela série, 13 CDs. Assim como Linhos, a artista mantém-se ativa na divulgação da música brasileira como pianista, com apresentações em cidades da Europa, das Américas e da Ásia. Em virtude da sua pesquisa e divulgação da cultura brasileira, foi eleita, em 2021, personalidade da Música, quando recebeu o Prémio Internacional “Gala da Lusofonia”, em Lisboa, Portugal.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.