Dr. Waldemar Naves quando ingressou no IHGG
O médico Waldemar Naves do Amaral tem sido o primeiro em várias etapas de sua vida; em 2025 celebrou um marco em sua carreira ao tomar posse como membro titular da Academia Nacional de Medicina, ocupando a cadeira nº 75, cujo patrono é Raul David de Sanson, sucedendo o acadêmico Orlando Marques Vieira, falecido em dezembro de 2023. Reconhecido internacionalmente como referência em ginecologia e obstetrícia, é o primeiro goiano a integrar essa prestigiada instituição
Estudioso e sempre interessado em buscar mais conhecimentos, foi o primeiro a adquirir, neste 2026, os dois livros da Editora Naves, para conhecer a trajetória de seus familiares: “A história da família Naves no Brasil”, das professoras Maria Helena Fernandes Cardoso e Vicentina Naves Fernandes, e “Árvore genealógica da família Naves brasileira”, do pesquisador Nilson N. Naves, ambos com a participação do jornalista Jales Naves.
Trajetória
Natural de Porangatu, GO, nasceu em 24 de junho de 1963. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (1980-1985), onde foi monitor de Técnica Operatória e estagiou em Obstetrícia e Ortopedia. Concluiu residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Geral de Goiânia/INAMPS (1986-1987), especializando-se em Ultrassonografia em Ribeirão Preto, SP. Obteve o Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia e, posteriormente, o de Diagnóstico por Imagem – Ultrassonografia Geral, além de diversas habilitações na área.
Pioneiro em medicina fetal no Brasil, realizou, em 1988, a primeira transfusão intravascular intrauterina bem-sucedida do país. Foi cofundador da Clínica Fértile, responsável pela primeira fertilização in vitro do Centro-Oeste (1992) e pela introdução da vídeolaparoscopia e vídeohisteroscopia na região.
Professor adjunto IV da UFG, chefiou o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia por quatro mandatos, coordenando avanços na graduação, residência e pós-graduação Stricto Sensu. É Coronel Médico da Polícia Militar de Goiás e ocupou cargos técnicos e acadêmicos em hospitais e instituições de ensino.
Presidiu entidades médicas de relevância nacional, como a Sociedade Brasileira de Ultrassonografia (SBUS), a Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e a Associação Médica de Goiás, além de dirigir congressos e cursos de grande impacto científico. Foi membro fundador de diversas organizações, entre elas a Academia Brasileira de Ultrassonografia e a Faculdade da Polícia Militar de Goiás.
É autor e editor de periódicos científicos de reconhecimento nacional e internacional, com atuação destacada na formação médica, na regulamentação ética da Reprodução Assistida e na difusão de técnicas avançadas de diagnóstico e tratamento. É diretor da Faculdade de Medicina da UFG.
Eleito para a Academia Goiana de Medicina (Cadeira nº 5) em 2014, mantém intensa atividade acadêmica, científica e associativa, pautada por princípios éticos e compromisso com o ensino e a inovação na Medicina brasileira.
Foi eleito Membro Titular da Academia Nacional de Medicina (Cadeira nº 75) em 22 de maio de 2025 com a memória intitulada “Histerectomias em serviço público e privado: um estudo comparativo”. Sua cerimônia de posse ocorreu no dia 8 de agosto, sendo saudado pelo acadêmico Giovanni Guido Cerri, .

