A homenagem foi nas Filipinas
Mineiro de Uberlândia, o médico Francisco Humberto de Freitas Azevedo foi premiado pela We Care for Humanity (WCH), organização internacional de humanitarismo, com sede nas Filipinas, “pelo trabalho pioneiro em tratamentos complementares contra o câncer e pelo atendimento humanitário realizados desde 2012, no Brasil”. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia em 1973, é pós-graduado em Medicina Biomolecular pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e especialista pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) em 1999. Está em Brasília desde 2005, onde criou e coordena o Instituto de Medicina Biológica e se dedica a uma medicina fundamentada em Magnetoterapia, EletroHipertermia Pulsada e Reposição Nutricional.
Filho do casal Joaninha de Freitas Naves e Afrânio Francisco de Azevedo, o dr. Chico Humberto fez Internato e Residência Médica em Cirurgia Clínica, no Serviço de Cirurgia Geral da UniRio, com o catedrático Josias de Freitas, no Hospital Gaffrée Guinle, no Rio de Janeiro, até 1974. Em seguida, especializou-se em Angiologia Clínica, na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, com o professor doutor Luiz Fernando Vieira Duque; e frequentou o Serviço de Cirurgia Vascular do professor doutor Luiz Carlos Mayol, no Hospital da Beneficência Portuguesa. Ao retornar a Uberlândia, tornou-se sócio do Hospital Santa Clara.
Em 1986 elegeu-se Deputado Federal Constituinte pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), quando apresentou e defendeu na Assembleia Nacional Constituinte uma proposta ousada, que foi bem aceita, mas não conseguiu os votos necessários à sua aprovação – faltaram 29: a criação do Estado do Triângulo, englobando 74 municípios do oeste de Minas Gerais. Como explicou, era uma reivindicação da população, pela importância econômica dessa região e representar uma expectativa de mais bem cuidados, da parte do Governo, para com o Triângulo Mineiro. Não abandonou a proposta, aguardando uma nova oportunidade para reapresentá-la. Foi vice-prefeito na gestão de Virgílio Galassi em Uberlândia (1989/1992).
Foi casado com a prima Maria Inez Athaíde Naves, com quem tem três filhos, todos assinando Naves de Freitas Azevedo – Marciliano José, Inês Cristina e Cristiano Humberto, que lhe deram cinco netos: Bárbara Raíssa, de Marciliano José e Lucíola Alencar; Cícero Humberto e Ana Inez, de Inês Cristina e Humberto Vilela; e Maria Júlia e Ana Laura, de Cristiano Humberto e Giovana.
Trajetória
Desde muito cedo, aos 11 anos, Chico Humberto já queria ser médico. Filho caçula de cinco irmãos, como os três irmãos mais velhos formou-se em Medicina. Graduado, foi para o Rio de Janeiro para o internato e residência médica em Cirurgia Geral, no Serviço de Cirurgia Geral da UniRio; fez especialização em Angiologia Clínica, na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro; e frequentou o Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital da Beneficência Portuguesa, do Rio de Janeiro.
De volta a sua terra natal, foi sócio do Hospital Santa Clara, em Uberlândia.
O dr. Chico Humberto sempre foi ativo politicamente: dirigiu a União dos Estudantes Secundaristas de Uberlândia, fundou o Diretório Acadêmico Domingues Pimentel de Uchoa, da Faculdade de Medicina da UFU, e foi diretor da União Estadual dos Estudantes, entre 1968 e 1969.
Eleito Deputado Federal Constituinte, representou Minas Gerais, defendendo a criação do Estado do Triângulo, aspiração de toda a região
Posteriormente, fez especialização em Nutrologia, com prova de títulos pela Abran, reconhecido pela Associação Médica Brasileira.
Aos 63 anos fez concurso para a Secretaria de Saúde do DF, sendo aprovado e contratado como Clínico Geral, lotado no Pronto Socorro do Hospital Regional de Ceilândia.
Reside em Brasília e trabalha em sua clínica, como responsável pelo Instituto de Medicina Biológica, com terapias biológicas tais como a estimulação magnética, a ozônioterapia, a oxigenoterapia, a radiofrequência e outras.
Ainda encontra tempo para escrever e fazer amigos, sua grande paixão.
Ciência e Literatura
Algumas obras literárias do dr. “Nutrologia essencial contra o Câncer – uma doença metabólica”; e “Envelhecimento Humano – a vantagem de viver mais e melhor usando secretagogos”.