Pedro Silvério Naves e Amélia (Foto do álbum de família)
Os descendentes de Pedro Silvério Naves, goiano de Morrinhos, que foi pequeno agricultor e comerciante, e faleceu em 2010, vão se encontrar na chácara do filho Sinomar Naves Soares, em Varjão, GO, neste domingo, dia 30, numa confraternização. Os encontros anteriores sempre foram organizados pelo filho Haroldo Naves Soares. Este ano, o 12° encontro tem também o apoio na organização dos outros filhos: Eliane, Sinomar e Divino e da neta Franciele Naves
Filho de Messias Brasiliense Naves, mineiro de Uberlândia, onde nasceu em 1883, em seu segundo casamento, com Maria José Pereira, Pedro nasceu em 1936 e se casou com Amélia Soares, natural de Pilar de Goiás e professora da rede estadual de ensino. Eles tiveram cinco filhos: Eliane, professora; Jales, comerciante, falecido em 1985, aos 23 anos, em Xambioá, TO, por afogamento no rio Araguaia; Sinomar, produtor rural; Haroldo, empresário e agente público; e Divino, prestador de serviços.
Haroldo Naves concluiu em 2024, com sucesso, seu terceiro mandato como Prefeito de Campos Verdes, GO. Foi Presidente da Federação Goiana de Municípios por quatro mandatos e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios. Atualmente é assessor do vice-governador Daniel Vilela, diretor executivo e financeiro da FGM e secretário-geral do Diretório Estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Trajetória de Haroldo Naves
Natural de Santa Terezinha de Goiás, onde nasceu no dia 24 de setembro de 1966, Haroldo mudou-se para Campos Verdes, onde teve farmácia e foi eleito em 2001 para seu primeiro mandato como Prefeito. Na época, ganhou a edição nacional do ‘Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor’ em 2003, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em reconhecimento aos esforços para reaquecer a economia do município.
As iniciativas que adotou, resumidas em cinco pontos principais, reverteram o quadro local. As duas mineradoras, que funcionavam de maneira precária quando ele assumiu, ganharam a concorrência de outras 33 durante sua gestão. A história foi parar nas páginas dos livros ‘Uma Pedra no Caminho’, de Carlos Ribeiro, e ‘O Jeito Empreendedor de Governar’, de André Carvalho, com cinco casos de administração bem-sucedidos no Brasil.
Formado em Gestão Pública, com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos, Haroldo Naves prestou consultoria, ministrou palestras a respeito do assunto e foi ligado à Escola de Gestão Pública, que era parceira da Associação Brasileira de Municípios (ABM). Da união da ABM, da CNM e da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) surgiu a Rede de Prefeitos Empreendedores, no começo de 2010. A colaboração do Sebrae, segundo explicou, foi fundamental para dar suporte ao projeto. “As boas práticas não são incentivadas no Brasil. Não valorizamos o que é positivo. A Rede de Prefeitos Empreendedores serviu para difundir as experiências de gestão que deram certo”, disse.
No último dia 7 Haroldo Naves recebeu o Prêmio Maguito Vilela da AlôTV, em reconhecimento aos seus serviços em favor dos municípios goianos.
Família
Haroldo Naves foi o primeiro a adquirir os livros “A história da família Naves no Brasil”, das professoras Maria Helena Fernandes Cardoso e Vicentina Naves Fernandes, e “Árvore genealógica da família Naves brasileira”, do pesquisador Nilson N. Naves, ambos com a participação do jornalista Jales Naves; e distribuiu os 10 exemplares de cada uma das obras aos seus familiares mais próximos.
Agora, ele buscou com o primo a árvore genealógica dos descendentes de Pedro Silvério Naves e vai mostrar nesse 12º encontro, para que a família conheça toda a história desse ramo dos Naves.

