Já uma tradição, o encontro dos descendentes de Imorvides Naves terá sua 21ª edição no período de 25 a 27 deste mês, na fazenda Fama, em Pirenópolis, GO. A proposta do organizador da reunião, Paulo Henrique Naves Dias, é manter a união da família, ampliar a convivência entre eles e retratar, nesses dias, a fé e os valores cristãos tão presentes em suas iniciativas, com eventos temáticos. Ele tem o apoio nesse trabalho de sua esposa, Kátia de Sousa Dutra Dias, e dos filhos, e vão aprofundar os laços de amizade e solidariedade que aprenderam com seus pais e avós.
Mineiro de Nova Ponte, onde nasceu em 2 de outubro de 1900, Imorvides passou praticamente a sua vida em Goiás: morou primeiro em Corumbaíba, onde se organizou e formou família, e depois em Goianésia, para ali se transferindo, com seus familiares, na década de 1950, e ficando até falecer, já chegando aos 85 anos. Era uma pessoa aglutinadora, soube estreitar o relacionamento em família e no meio em que viveram, e tem a admiração e respeito dos familiares. Era filho dos primos João Messias Naves e Maria Custódia Naves.
Programação
A programação nesses três dias será intensa. Na sexta-feira, 25, às 8h, café da manhã de boas-vindas aos participantes; 11h, Santa Missa, com o padre Amarildo, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima; 12h, almoço; 14h, rodas de conversas e inscrições para as brincadeiras e competições; 16h, café da tarde; 17h, brincadeiras e competições; 20h, jantar; 20h30, festa, tema “A Pecuária dos Naves”, com show ao vivo, apresentação do cantor Murilo Bastos; e, 22h30, ceia.
No sábado, dia 26, às 8h, café da manhã; 9h, inscrições para os campeonatos; 12h, feijoada, com samba e pagode (show ao vivo), com Fernandinho e banda; 14h, momento especial, tema “Um dia como hoje, mas há anos”; 16h, café da tarde; 17h, brincadeiras e competições, de truco, pesca e sinuca, dentre outras; 20h, jantar; 20h30, apresentação dos campeões; e, em seguida, o grande baile dos Naves, tema “Décadas”, com animação da dupla goianiense Lucas Prado e Juliano.
Domingo, dia 27, 8h, café da manhã; 10h, Momento de oração e agradecimentos; 12h, almoço; e, 13h, despedidas.
Fé e valores
No panfleto de divulgação, os organizadores ressaltam as três palavras que os motivaram nessa iniciativa: Tradição – é uma família que tem hábitos, crenças, memória e costumes, que passam de uma geração para outra; Fé – porque há uma confiança inabalável de que tudo vai dar certo; e Valores – porque tem princípios, como honestidade, responsabilidade, carinho e amor entre os integrantes da família.

