Sevan Naves

 

Especialista em produção de energia elétrica e pioneiro na atual fase de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em Goiás, o geólogo e empresário Sevan Naves, que investiu na reativação da Central Geradora Hidrelétrica Izidoro, em Corumbá de Goiás, teve seu trabalho reconhecido pela Câmara Municipal. Por iniciativa do vereador Hércules Pereira Siqueira, nesta sexta-feira, dia 12, em solenidade às 19h, na sede do Legislativo municipal, receberá o título de “Cidadão Corumbaense”.

A CGH Izidoro tem capacidade para gerar 1,2 megawatts (MW), energia suficiente para abastecer uma cidade de 20 mil habitantes, e já voltou a funcionar, depois de ficar mais de meio século sem atividades.

O grupo Triton Energia, formado por capital goiano e canadense, é presidido pelo geólogo goiano Sevan Naves e investiu R$ 8 milhões nos últimos dois anos para ativá-la. Com novos projetos de engenharia e contando com a tecnologia de ponta, lastreados em métodos e aparelhagem de geofísica, quadruplicou a capacidade de geração de energia da usina. No projeto de restauração da usina Izidoro, prevaleceu apenas a antiga arquitetura e estrutura, no conceito de engenharia da época, anos 1950.

Na Triton Energia Ltda. desde 1996, coordenou, supervisionou e montou a viabilização e implantação de quatro hidrelétricas: PCH Mosquitão (30 MW), que gera desde 2006, em Arenópolis, GO; PCH Tamboril (29 MW), gerando desde 2015, em Palestina de Goiás; PCH Rênic (16 MW), gerando desde 2016, também em Arenópolis; e CGH Izidoro (1,2 MW), em Corumbá de Goiás.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.