Duas novas mudas de abacateiro foram plantadas na Quadra 2-A do condomínio Chalés de Caldas Novas, nessa cidade turística goiana, pelo casal Heloísa Machado Naves e Jales Naves no sábado, dia 22. Ao aproveitar o feriado e o final de semana prolongada, eles levaram duas mudas que estavam cultivando para esse espaço, no qual já haviam plantado outras mudas; apenas uma floresceu e está crescendo. Anteriormente, como síndico, plantou cítricos, como pés de laranjas e mexericas, e mangueiras, que já oferecem seus frutos aos moradores.

Proprietários de um chalé nesse condomínio há mais de 35 anos, eles sempre se preocuparam com o espaço verde e em oferecer mudas, que Heloísa prepara a partir do caroço. Como apreciam muito o abacate, aproveitam todos os caroços germinados e os colocam em vasos ou pequenos espaços, em seu apartamento, com terra adubada, que jogam água até atingirem um certo tamanho e depois o transferem para espaços maiores, onde possam melhor se desenvolver.

Bióloga, Heloisa Naves defende o plantio de árvores frutíferas por promover benefícios ambientais, como a melhoria da qualidade do ar e a redução da temperatura; a segurança alimentar e o bem-estar das comunidades, e individuais, como o fornecimento de alimentos frescos e nutritivos. Elas também contribuem para a biodiversidade urbana ao servirem de alimento e abrigo para animais e polinizadores.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.