Samuel Naves com as irmãs Sissi Raquel e Suza Carla Naves, em Caldas Novas
Naturais de Buriti Alegre, GO, Catarina Naves do Couto e Vicente Pereira do Couto – ele faleceu em 2022 com 103 anos – tiveram 10 filhos, dentre os quais cinco ingressaram na área de bares e restaurantes em Goiânia. A construção do viaduto na praça do Ratinho, na rua 85, que reduziu muito o movimento comercial na região, e a pandemia contribuíram decisivamente para que duas delas abandonassem a atividade e três – Sissi Raquel, Suza Carla e Samuel, os mais jovens – se transferissem para Caldas Novas, cidade turística do sul goiano, quando retomaram as ações na área gastronômica.
Quem primeiro se mudou para Caldas Novas foi o casal Sissi Raquel Naves do Couto e Genivaldo Pontes da Silva, que era corretor de imóveis e foi tentar a sorte nessa cidade, em 2015. Lá, decidiram montar uma distribuidora de bebidas e um restaurante no condomínio Parques das Águas Quentes, em sociedade com o irmão dela Samuel Naves do Couto, solteiro – que teve uma lanchonete em Goiânia, mudou-se em 2018 para Caldas Novas e ali instalou outra lanchonete. Sissi Raquel e Samuel tinham na Capital goiana o restaurante Comida & Cia., próximo da praça do Ratinho, no setor Sul. Sissi Raquel e Genivaldo levaram o filho Lucas Naves do Couto Pontes.
Em 2016 foi vez da irmã Suza Carla Naves do Couto com o marido, Udenilson Gomes de Senne, e os dois filhos – Nathan Matheus e Luan –, fazerem sua mudança para Caldas Novas. Udenilson também era corretor de imóveis, igualmente tentou a sorte na cidade e, lá chegando, viu as muitas possibilidades. O casal montou o Tróia Restaurante, no condomínio Eldorado Park, e o bar Sêo João, que tem correspondido às expectativas. Udenilson havia concluído o Curso de Gestão na Faculdade Anhanguera em Goiânia, e o filho mais velho, Nathan Matheus Naves do Couto Gomes de Senne, que ajuda no restaurante, seguiu os passos do pai e se formou, em 2020, no Curso de Administração da Faculdade de Caldas Novas (Unicaldas); no dia último dia 3 de fevereiro ele se casou com a jovem goianiense Bruna Martins de Paula, que acrescentou Naves Senne ao seu nome. Eles montaram na cidade, também, um hotel para cães, que denominaram de Vida Mansa Pet Care.
Outras duas irmãs, Simone Naves do Couto e Selma Naves do Couto, tiveram dois restaurantes em Goiânia, ambos com o nome de Caná, de comida caseira goiana: o primeiro na rua 85, próximo à praça do Ratinho, e tiveram que se mudar diante da drástica redução do movimento, pela grande movimentação de carros em sua proximidade; e o segundo foi na vila Luci, avenida Araxá, que deixaram em função da pandemia. Selma é casada com o subtenente da PM Juvaldo Lima Xavier, que deixou a farda há nove anos, e quando estava na ativa moraram em Rio Verde, GO, onde tiveram as duas filhas, Salva Kellen e Sara Stéfany; na época ela trabalhou com o irmão Sinivaldo Naves Couto, que tinha a Transportadora Liderança, que anteriormente se chamava Transportadora Couto e Naves.