Chaul foi muito prestigiado pelos acadêmicos da AGL em sua palestra (Foto de Nelson Santos)

Brilhante em sua exposição e ao escrever uma nova história para Goiás, o professor doutor Nasr Chaul, em palestra na Academia Goiana de Letras, desconstruiu narrativas anteriores, que falavam em decadência e atraso, e mostrou que foi uma visão distorcida de uma realidade vista por olhos europeus, acostumados a um estágio diferenciado do vivenciado pelos goianos naquela época. A exposição constou do Ciclo de Palestras Audiovisuais da AGL e aconteceu no final da tarde desta quinta-feira, dia 16, no auditório Jaime Câmara, da Academia.

Com o tema “Goiás, da construção da decadência aos limites da modernidade”, base de sua tese de doutorado na Universidade de São Paulo, abordou fatos importantes, bem como preceitos e mitos que cercam o assunto. “Fizemos uma viagem pela História de Goiás questionando preceitos estigmatizados sobre a interpretação do processo histórico goiano”, explicou, defendendo “um novo olhar pelo nosso passado, pela forma como o cidadão vivia e as condições que herdou”.

Nasr Chaul, professor titular aposentado da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás, é doutor em História Social pela USP, sócio emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e ocupante da Cadeira número 3 da AGL.

Chaul e a esposa Jacirene Aires, ladeados pelos escritores Jales Naves e Adelice da Silveira Barros. (Foto de Nelson Santos)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.