Celma Arruda

Pedagoga e educadora física, atividades que sempre estimulou e valorizou, Celma Maria Arruda Silva acatou o chamado da população de Goianira, ingressou na política e essas têm sido, ao longo já de quatro mandatos como Vereadora, as bandeiras que carrega e incentiva. Para ela, educação é o meio como os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de geração em geração, em experiências vividas ao longo da vida.

Paraibana de Riacho de Santo Antônio, onde nasceu em 1962, e em Goianira desde 1974, ouviu os conselhos da madrinha, Maria Aparecida Elvira Naves, que a abrigou em sua casa por uns 10 anos: resolveu estudar e colocar em prática o que aprendeu. Formada em Pedagogia pela Faculdade de Anicuns e em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás, unidade de Goiânia, fez especializações em Técnicas de Ensino e Administração Escolar, ambas na UEG, e levou essa experiência para o Legislativo goianirense.

Trajetória

Servidora pública, dirigiu as principais escolas da cidade, como os Colégios Estaduais José Rodrigues Naves, São Geraldo e José Silva Oliveira – este numa região de muitas carências, o setor Triunfo, preparou-o para ser militarizado, foi transformado em Colégio da Polícia Militar do Estado e já apresenta resultados favoráveis na socialização dos alunos.

Soma em seu currículo, ainda, a sua atuação, exemplar, como Secretária Municipal de Saúde, quando teve duas prioridades: montou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), assistência pré-hospitalar de urgência e emergência em casos de risco à vida, disponível 24 horas por dia; e as ações em benefício da família, atenção primária que promove a saúde e previne doenças, focando na pessoa, família e comunidade, com equipes multiprofissionais que atendem as necessidades de saúde da população local.

Quem é

Filha de José Cláudio da Silva, que fez de tudo na vida, de comerciante a garimpeiro em Serra Pelada, quis ser político, mas não se elegeu, e Iraci Antônia da Conceição, merendeira do Grupo Escolar Cirineu de Araújo, depois transformado em Colégio Estadual São Geraldo, Celma morou inicialmente no distrito de Santo Antônio, em Goianira. Como ali não tinha ensino fundamental, mudou-se para Goiânia, estudando no Educandário Vila Boa, no Educandário Campos Sales, no Ginásio Estadual José de Alencar e no Colégio Claretiano Coração de Maria, onde fez o Curso Normal e se tornou professora.

Em 1981 começou a carreira no magistério no Grupo Escolar Cirineu de Araújo, em Goianira, sendo contratada a partir de 1982. Logo depois coordenou os Jogos da Primavera, de início apenas com futsal, e agora quer redimensionar essa iniciativa, para popularizá-la, passando a oferecer outras modalidades esportivas, mais acessíveis, para o envolvimento de mais pessoas. Dentre essas, jogos de bete, peteca e atletismo.

Divorciada, foi casada com o ex-vereador Afonso Júnior, e eles têm dois filhos: Pedro Afonso Ribeiro Gordo (foto), formado em Direito pela Faculdade Padrão, 1º sargento do Corpo de Bombeiros, casado com a fisioterapeuta Juliana da Silva e Souza, com quem tem dois filhos, Gabriel José e David José; e Marcus Henrique Ribeiro Gordo, engenheiro civil pela Faculdade Alfa, solteiro, que trabalha na Prefeitura de Goianira.

Celma Arruda foi eleita vereadora para dois mandatos consecutivos, de 2004 a 2012, pelo PSDB, tendo Presidido o Legislativo goianirense de 2010 a 2012, período em que regularizou a área em que foi construída a sede própria da instituição; dirigiu o Colégio Estadual José Silva Oliveira de 2013 a 2018; de 2019 a 2021 dirigiu o Colégio Estadual José Luiz Bittencourt; retornou à Câmara de 2021 a 2024, pelo PSDB, e cumpre agora o seu quarto mandato, de 2025 a 2028, quando foi a mais bem votada mulher dessas eleições em Goianira, já anunciando a intenção de encerrar suas atividades políticas.

Celma e o filho Marcus Henrique

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.