Astrogildo Naves

Um treinamento especial para mães de filhos autistas, para que obtenham melhores resultados na atenção às suas crianças, terá início no sábado, dia 7, no Projeto Amparo, em Trindade, GO. Será ministrado pelo neuropsicólogo Astrogildo Naves de Carvalho, no formato de palestras, aos sábados, das 14h às 17h, por seis meses, para as pessoas interessadas no assunto.

Em trabalho voluntário, Astrogildo atua com duas igrejas evangélicas, uma católica e um centro espírita kardecista, não com função religiosa, mas na troca de suporte. “Presto serviços enquanto psicólogo e os religiosos recebem os que precisam do acolhimento, com todos os sofrimentos e carências, podendo oferecer o caminho da fé, da esperança”, afirmou. “Uma parceria de solidariedade”.

O Projeto Amparo, de acordo com o coordenador, pastor Danilo Fonseca, “ajuda famílias em vulnerabilidade social, oferecendo atendimento psicológico, médico e cursos para desenvolvimento humano e social, e combate a violência contra a mulher”. Em recente mutirão, atendeu mais de 100 pessoas quanto a aferição de pressão, exame oftalmológico, clínico geral, teste de glicemia, orientação jurídica e psicológica, além da entrega de cestas básicas.

Autismo

         O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), conforme os especialistas, reúne desordens no desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. São elas: Autismo Infantil Precoce, Autismo Infantil, Autismo de Kanner, Autismo de Alto Funcionamento, Autismo Atípico, Transtorno Global do Desenvolvimento (sem outra especificação), Transtorno Desintegrativo da Infância e a Síndrome de Asperger.

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 (referência mundial de critérios para diagnósticos), pessoas dentro do espectro podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social (como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional) e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais.

Todos os pacientes com autismo partilham estas dificuldades – explicam – mas cada um deles será afetado em intensidades diferentes, resultando em situações bem particulares. Apesar de ainda ser chamado de autismo infantil, pelo diagnóstico ser comum em crianças e até bebês, os transtornos são condições permanentes que acompanham a pessoa por todas as etapas da vida.

Palestrante

         Goiano de Corumbaíba, Astrogildo Naves fez o ensino médio no Colégio Estadual Professor Pedro Gomes e Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, que concluiu em 1992. Em 1993 e 94 fez especialização em Psicoterapia Comportamental, pela Sociedade Brasileira de Análise do Comportamento; Terapia Cognitiva Comportamental, pelo Instituto Atenas, de São Paulo; Neuropsicologia, em 2005, na PUC-Goiás, onde também fez curso sobre Demência, em 2015.

Foi professor na Faculdade Estácio de Sá, em Goiânia, de 2011 a 2018, de diversas disciplinas: Psicologia do Desenvolvimento, Terapia Cognitiva Comportamental, Psicologia da Motivação e Emoção, Introdução à Psicologia e Psicologia da Saúde; ministrou cursos de pós-graduação em Palmas e Gurupi, sobre Neuropsicologia, e atende em consultório há 32 anos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.