Os arquitetos que integram a terceira turma da Escola de Arquitetura Professor Edgar Albuquerque Graeff, da então Universidade Católica de Goiás, vão comemorar nesta sexta-feira, dia 6, às 20h, na residência da arquiteta Luci Costa, no condomínio Aldeia do Vale, em Goiânia, os 50 anos de sua formatura, em evento da Tropical Urbanismo. O propósito é reencontrar os colegas e celebrar a trajetória.
O Curso de Arquitetura e Urbanismo da atual Pontifícia Universidade Católica de Goiás é pioneiro, sendo o mais tradicional do Estado, o segundo do Centro-Oeste e o 11º do Brasil.
A formatura aconteceu em dezembro de 1974, em dois dias: 11, com culto ecumênico na Catedral Metropolitana, e 12, colação de grau no auditório da Universidade Federal de Goiás. Os 20 formandos escolheram para patrono Jaime Câmara; paraninfo, o arquiteto Antônio Lúcio Ferrari Pinheiro; e homenagearam os professores Fernando Carlos Rabelo e Luiz Fernando Cruvinel Teixeira; o diretor da Escola, Pedro Wilson Guimarães, e o reitor, padre José Carlos de Lima Vaz.
Formandos
Integram a terceira turma do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UCG os arquitetos Anselmo Edson de Teixeira Filho, Edwaldo Augusto Won Waldow, Egas Willian Berbert, Ilmo Severino Mendonça, Ivan Mac Dowell Veloso, Iza Teixeira, Jacira Rosa Pires, Jesus Carvalho de Araújo Júnior, José Antônio Vieira da Silva, Maria Luci da Costa, Maria Narcisa de Abreu Cordeiro, Nelcita Balestra Lunardi, Nicolau Calil Mussi, Oersted Oldemberg Berbert, Pedro Abílio Borges Rodarte, Regina Célia Fernandes Ribeiro, Sônia Maria de Castro, Stella Maris Isaac Borges, Tânia Daher, Valeriano Ribeiro Ferreira, Walfredo Antunes de Oliveira Filho e Walter de Aquino Teles.
Muitos formandos se destacaram.
Walfredo Antunes foi coautor do projeto da cidade de Palmas, TO, com Luiz Fernando Cruvinel Teixeira.
Luci Costa, da Tropical Urbanismo, realizou para a capital do Tocantins os projetos administrativos, Palácio Araguaia, Secretaria do Governo e quadras; da Escola de Líderes de Goiânia, do Fórum de Anápolis; do projeto urbanístico do Residencial Eldorado e dos condomínios Jardim Viena, Florença, Portal do Sol e Granville, alguns com parceria com o arquiteto Luiz Fernando, além da série de condomínios para o Tropical.
A arquiteta Narcisa Abreu Cordeiro idealizou o projeto “Ruas e Pioneiros de Goiânia” e escreveu os livros “Goiânia – Embasamentos do Plano Urbanístico Original”, como parte do processo de tombamento de prédios art déco, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; e “Goiânia – Evoluções do Plano Urbanístico Original”, configurando a história do urbanismo de Goiânia como campo profissional específico pela Associação Nacional de História. Foi autora do projeto do Parque das Laranjeiras, em Goiânia, considerado na década de 1970 como conjunto habitacional de natureza social padrão para o Brasil; do Plano Urbanístico Básico do conjunto Goiânia 2; e premiada, com a arquiteta Jacira Rosa Pires, em Congresso Nacional de Arquitetura, com o projeto “Feira Livre / Esporte“, década de 70.
Foi precursora no Brasil da origem dos caminhos turísticos com características de Santiago de Compostela, Espanha; é sócia emérita do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e trabalha na ressignificação da historiografia goiana no projeto “Goiás +300”. Esteve no processo de implantação do Parque Ecológico de Goiânia, recebendo a homenagem de patrona daquele espaço; participou da coordenação do projeto do Museu Aberto das Esculturas, na Praça Universitária, em Goiânia; tem diversas composições musicais registradas na Biblioteca Nacional; integra a Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, a Academia Goianiense de Letras, a Associação Goiana de Imprensa, o Gabinete Literário de Goyaz, a Seção de Goiás da União Brasileira de Escritores, Instituto Cultural e Educacional Bernardo Elis, dentre outros.
A arquiteta Tânia Daher faz parte da história do urbanismo de Goiânia.
A arquiteta Jacira Rosa Pires, autora do livro “Goiânia – Cidade pré-moderna do Cerrado 1922-1938”, é doutora pelo Departamento de Teoria e História da Arquitetura da Universidade Politécnica de Catalunha, Espanha, 2006. Recebeu o diploma de Estudos Avançados também pela Universidade Politécnica de Catalunha em 2001; e de especialização em Planejamento Habitacional em 1982, pela Universidade de Brasília. Professora aposentada da PUC Goiás (1979 a 2018) e do seu Mestrado em Serviço Social, foi diretora técnica da Habitar Projetos e Construções Ltda. É sócia colaboradora do Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Social; membro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás, e sócia titular do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás.