O Armazém do Livro anuncia para a próxima terça-feira, dia 28, às 19h, em sua unidade do centro de Goiânia, que fica na av. Goiás, 929, esquina com a rua 5, mais uma edição do projeto “Vinho & Prosa no Armazém”, com a presença do escritor Adalberto de Queiroz, da Academia Goiana de Letras. Ele falará, no quadro “Literatura e Viagem’, sobre a ida à China, quando discorrerá sobre o acelerado crescimento do país, as paisagens, a culinária e, principalmente, sobre as pessoas que encontrou nesses quase dois meses entre Shenzhen e Nanquim. “Palmilhei de carro mais de 10 cidades grandes e pequenas e testemunhei a paixão pela cultura, o povo e a prosperidade visível daquele país asiático”.
A ideia desse evento surgiu do empresário Paulo Márcio, diretor do Armazém do Livro. Ele tem 57 anos, atua como livreiro há 37 e hoje diversificou seu negócio, vendendo também discos (CD e vinil, que ainda geram muito interesse de certo nicho de mercado), pôsteres, gravuras e, basicamente, livros novos e usados. “O negócio do vinho entrou na pauta do Armazém recentemente e é também uma paixão do livreiro. que já realizou mais de uma dezena de eventos “Vinho & Prosa no Armazém”.
Adalberto aceitou o convite porque é um espaço a ser descoberto no centro histórico da cidade e o Armazém sempre comercializou seus livros, quase todos pela editora do autor. “Além da gentileza do Paulo, já encontrei muitos intelectuais no ambiente em minhas visitas frequentes. Antes mesmo de ir para a China, ele me disse: ‘Quando voltar, vamos fazer uma noite de autógrafos de “Entre esplendores e misérias” aqui!’ e, assim, estamos concretizando a ideia”.
Os livros lidos antes e durante a viagem serão o cerne da palestra, quando também dará dicas de como encontrar alguns autores chineses no Brasil “e minha opinião sintética sobre alguns títulos”, como “Viver” (Yu Hua), “O sonho da aldeia Ding” (Yan Lianke) e “Balzac e a costureirinha chinesa” (Dai Sijie), estes dois últimos transformados em filmes de sucesso.