Alice recebeu os convidados ao lado dos cinco filhos
Tranquila, agradecida, sem mágoas de ninguém e aproveitando o lado bom da vida e das pessoas, Alice Naves dos Santos comemorou no sábado, dia 11, na casa que seu filho Valdomiro Júnior construiu em Caldas Novas, no bairro Itanhangá 1, seus 95 anos com muito entusiasmo, alegria e vontade de viver. Cumprimentou cada um dos presentes, conversou com todos e tem boa memória, lembrando-se, por exemplo, de quando conheceu meu pai, José Rodrigues Naves Júnior, seu conterrâneo de Araguari, MG, de quem tem boas recordações.
Exemplo de superação, ela operou o joelho em 1989 com o médico Hélio Angotti, do Hospital de Câncer do Triângulo, em Uberaba, MG, que pediu muita atenção e cuidado a ela, que teria uma sobrevida de cinco anos; o cirurgião já faleceu e ela continua firme, 36 anos depois. Recentemente foi acometida de dois problemas: operou de apendicite em 2023, não tomaram os devidos cuidados pós-operatórios e ela retornou ao hospital, onde ficou mais uns 30 dias internada; e neste ano teve pneumonia, recebendo alta na sexta-feira e já no sábado estava circulando entre os familiares e amigos que foram abraçá-la.
Gosta de ficar em casa, de conversar e de receber visitas, o que motivou o filho caçula Valdomiro Rodrigues dos Santos Júnior, empresário, a mudar sua rotina de negócios, instalados em Itumbiara e Rio Verde, para se fixar em Caldas Novas, de onde administra seus bens e atividades. Adquiriu alguns lotes próximos à rodovia para Marzagão e Corumbaíba, no Itanhangá 1, construiu um espaço aconchegante, com área coberta e infraestrutura para recepções e vai dar de presente à mãe, para morar e receber os familiares e amigos.
Com a iniciativa, quer firmar a comemoração do aniversário dela como uma tradição familiar, para ela receber anualmente as pessoas que conhece e gosta. Ela terá agora um espaço maior e bem estruturado para se reunir, conversar, ouvir música, fazer churrascos ou as guloseimas para os filhos e netos. Vai levar a vida que sempre sonhou, de casa cheia, podendo receber a todos à sua maneira.
No sábado Alice reuniu cinco gerações de seu núcleo familiar, parentes e amigos para comemorar seu 95º aniversário. Nasceu no dia 12 de maio de 1929, foi casada durante 67 anos com Valdomiro Rodrigues dos Santos, fazendeiro, seu conterrâneo e que faleceu em 2014, e o casal teve sete filhos, 19 netos, 23 bisnetos e cinco tataranetos, num total de mais de 80 familiares. Dos filhos, o caçula Edson faleceu aos 23 anos em 1983, e os outros seis estavam presentes, com seus familiares.
Ela gosta de fazenda e desde os anos 1980 vive na região Sul de Goiás, primeiro em Morrinhos e atualmente em Caldas Novas, onde teve uma loja de roupas e banca na feira da cidade. Filha de um casal de primos, Antônio Joaquim Naves e Maria Rita Naves, ela se casou aos 18 anos e gosta de estar sempre próxima de seus entes queridos.
Alice Naves esteve rodeada, o tempo todo, pelos netos