Fabiana Naves de Oliveira com a filha Ana Júlia Naves

Dona de casa, cuidando das filhas e da família, Fabiana Naves de Oliveira, 40 anos, ficou surpresa quando foi buscar as notas de sua filha, Ana Júlia Naves Silva, nove anos, que passou para o quarto ano da Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro, em Goiânia. O boletim já a deixou orgulhosa, pela quantidade de notas ‘10’, e ainda lhe entregaram o Certificado de premiação com Medalha de Ouro na 3ª Olimpíada Mirim, que integra a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, 2024.

“Ela gosta de tudo. É tímida, calada, estudiosa e muita vaidosa”, disse a mãe, explicando que Ana Júlia deseja fazer Biologia. “Quero estudar Biologia terrestre”, afirma, feliz, em seus nove anos. A primeira filha, Evelyn, 14 anos, estuda no Colégio Estadual Juvenal José Pedroso, na vila Pedroso, em Goiânia,

Ana Júlia é filha de Fabiana e Edvânio José da Silva, goianienses que se conheceram em Amsterdã, Holanda, para onde foram em 2007/2009, para buscar novas oportunidades. Fabiana ficou grávida, sentiu saudades da mãe, Gainza Naves Borges, quis a segurança da presença materna para ter a filha, e retornou a Goiânia, não mais voltando para a Holanda. Edvânio veio junto.

Fabiana fez o ensino médio no Colégio Estadual Presidente Castello Branco, no bairro de Campinas, em Goiânia; e Edvânio, que trabalhou na Cical e aprendeu com o pai, Eugênio Silva, pedreiro, a arte da construção civil, levou seus conhecimentos e a prática para atuar na área em Amsterdã. Depois que retornou, continuou construindo casas na Capital goiana.

Olimpíada Mirim

A Olimpíada Mirim / OBMEP é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada e recebe apoio da B3 Social, sendo realizada com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para sua realização.

A principal motivação para a criação da Olimpíada Mirim / OBMEP é garantir que alunos mais novos, do 2º ano ao 5º ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas do país, possam vivenciar a experiência olímpica tais quais os alunos participantes da OBMEP (6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio), aproveitando-se do fato de que o público-alvo da Olimpíada Mirim ainda não nutre qualquer preconceito em relação à matemática, sendo naturalmente mais abertos à disciplina e a seus desafios.

Na 1ª edição da Olimpíada Mirim / OBMEP, realizada em 2022, mais de 2,7 milhões de alunos do 2º, 3º, 4º e 5º anos, de mais de 18 mil escolas públicas, tiveram a chance de testar seus conhecimentos matemáticos em duas etapas, Prova da 1ª Fase e Prova da 2ª Fase. Da 2ª edição da Olimpíada Mirim – OBMEP participaram mais de 4,2 milhões de alunos de mais de 29 mil escolas públicas e privadas.

A Olimpíada Mirim / OBMEP divide os alunos em dois níveis: Mirim 1 – alunos do 2º e do 3º anos do Ensino Fundamental e Mirim 2 – alunos do 4º e do 5º anos do Ensino Fundamental. A prova da 1ª Fase é composta de 15 questões objetivas. Os alunos classificados para a 2ª Fase realizam uma prova também composta de 15 questões objetivas.

Em cada uma das fases, para cada nível, o Comitê de Provas da Olimpíada Mirim / OBMEP, formado por profissionais altamente qualificados e detentores de expertise necessária para preparar questões minuciosamente desenvolvidas para o público-alvo e em linguagem condizente com a faixa etária dos alunos, elabora, em cada edição, questões diferentes que estimulam a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.