Valterli Guedes

 

O acesso aos principais jornais brasileiros e do mundo está sendo oferecido ao seu quadro social, graciosamente, pela Associação Goiana de Imprensa, uma das mais importantes entidades culturais e profissionais de Goiás, já com 90 anos de existência. Por sugestão do presidente da AGI, Valterli Guedes, o link da edição diária de jornais e de revistas semanais é encaminhado aos associados que tem WhatsApp desde 2024 e a iniciativa tem repercutido muito positivamente.

“Estamos oportunizando aos associados conhecer os principais jornais, seu formato e seu estilo, contribuindo para o aprimoramento técnico e para os debates, inclusive na orientação de pautas”, afirmou o jornalista Jales Naves, ex-presidente e que coordena a Editora AGI.

O envio começou antes da comemoração do 90º aniversário da AGI. A entidade foi criada no dia 10 de setembro de 1934, na então Faculdade de Direito da Cidade de Goiás, pelo jovem advogado e jornalista vilaboense Albatênio Caiado de Godoy (1893-1973), com a presença de ilustres pessoas da sociedade local da época.

A decisão, inovadora e oportuna, foi muito bem aceita pelo quadro social da AGI, já que nem todos tem acesso a esses veículos. Valterli alerta que não sabe se será por muito tempo, pois os donos de jornais não gostaram e podem dificultar essa abertura. “Assim, de uma hora para outra poderemos deixar de repassar esse material”, completou,

Jornais

Dos cinco jornais internacionais, três são dos Estados Unidos: “The New York Times”, um dos jornais mais influentes e respeitados do mundo, criado em 18 de setembro de 1851, com sede em Manhattan, na cidade de Nova York; “The Washington Post”, jornal de maior circulação publicado em Washington e fundado em 6 de dezembro de 1877, é referência de bom jornalismo, marcado pela independência editorial e grandes furos de reportagens; e “The Wall Street Journal”, sediado em Nova York, fundado em 1889 por Charles Dow, Edward Jones e Charles Bergstresser, com foco em negócios, finanças, economia e forças globais. Os dois ingleses: “The Economist”, de Londres, fundado em setembro de 1843 pelo empresário escocês James Wilson, é considerado um dos mais importantes do mundo no seu gênero; e “Financial Times”, iniciado em 1888 por James Sheridan e Horatio Bottomley, especializado em notícias financeiras e de negócios, publicado em Londres e impresso em 24 cidades no mundo

São 25 jornais brasileiros – sete de São Paulo, três do Rio Grande do Sul e três de Pernambuco, dois do Distrito Federal, dois do Rio de Janeiro, dois do Ceará e dois de Goiás, um de Minas Gerais, um da Bahia, um do Pará e um do Espírito Santo.

Chegam diariamente aos celulares dos associados da AGI as edições de sete jornais paulistas: “Folha de S. Paulo”, “O Estado de S. Paulo”, “Diário de São Paulo”, “Valor Econômico”, “Diário do Grande ABC”, “Diário do Litoral” e “A Tribuna”, de Santos, SP; três gaúchos: “Zero Hora”, “Correio do Povo” e “Jornal O Sul”; três pernambucanos: “Folha de Pernambuco”, “Diário de Pernambuco” e “Jornal do Commercio”; dois do Distrito Federal: “Correio Braziliense” e “Jornal de Brasília”; dois do Rio de Janeiro: “O Globo” e “Monitor Mercantil”; dois do Ceará: “Diário do Nordeste” e “O Povo”; e dois de Goiás, “Diário de Aparecida” e “O Hoje”; e um de Minas Gerais, “Estado de Minas”, um da Bahia, “A Tarde”, um do Pará, “O Liberal”, e  um de Vitória, “A Tribuna”.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.