Agapito Naves Neto

 

         Engenheiro eletricista pela Faculdade Objetivo, Agapito Naves Pereira Neto, goianiense, 46 anos, atua em sua área desde que concluiu o curso, há 26 anos. Começou pela antiga Centrais Elétricas de Goiás, na qual trabalhou 23 anos, e continuou quando a empresa foi adquirida pela Enel e depois pela Equatorial Energia, holding que atua nos segmentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Ao mesmo tempo, criou uma empresa de prestação de serviços de construção de redes de energia, instalação de transformadores, elaboração de projetos e instalação de painéis solares.

Muito ligado à família, já estava se preparando para participar do Festival Cultural Naves Brasil, programado para este mês, quando soube que o evento foi adiado para abril de 2025, e achou bom, pois é próximo de seu aniversário e quer comemorá-lo ao lado dos primos.

Agapito Naves Neto foi o primeiro familiar a adquirir os dois livros que a Editora Naves está lançando: “A história da família Naves no Brasil – 1655 a 1945”, das professoras Maria Helena Fernandes Cardoso e Vicentina Naves Fernandes, ambas da Universidade Federal de Uberlândia, com a participação do jornalista Jales Naves; e “Árvore genealógica da família Naves brasileira”, do pesquisador Nilson N. Naves, também com a participação do jornalista Jales Naves.

Quem é

Agapito Naves Neto formou-se em Eletrotécnica pela então Escola Técnica Federal de Goiás e concluiu dois cursos superiores: Engenharia Elétrica pela Faculdade Objetivo e Processamento de Dados pela Faculdade Anhanguera; e tem especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho pela Faculdade Araguaia e em Gerenciamento de Projetos, pelo Ipog. É sócio de uma empresa de prestação de serviços que, atualmente, faz a troca do sistema de iluminação de Goiânia, substituindo as luminárias por led. Ele trabalhou na Enel em Luziânia, GO, como chefe do escritório, e atualmente, na Equatorial, em Morrinhos, GO, administra as obras de melhoria das redes e sistemas de fornecimento de energia às cidades do sudeste e sul de Goiás.

É filho de Gariobeldes Glimaldes Pereira, natural de Goianira, GO, que estudou no Ginásio Estadual ‘José Rodrigues Naves’, dessa cidade, e trabalhou como motorista de ônibus até se aposentar; e de Ernestina Eterna Pereira, nascida em Itaberaí, GO. O casal tem ainda duas filhas, ambas também nascidas em Goiânia: Monalisa Cristiana, que fez Administração de Empresas na Universidade Salgado de Oliveira e se casou com Oswaldo Geraldo Moreira, motorista de caminhão, que trabalha para a Shell, entregando combustível para os postos de abastecimento de veículos; e Alexandra Maria, enfermeira, que se graduou pela Faculdade Padrão, e tem uma filha com Márcio Bandeira, Laura Emanuelley, de nove anos.

Neto de Agapito Naves Pereira e Mirna Veloso Naves, que eram primos, lembra-se que o avô se dedicou à criação de gado leiteiro e ao comércio de tourinhos, para fomentar a melhoria do rebanho bovino.

Gariobeldes Glimaldes, o filho Agapito Naves Neto e a neta Laura Emanuelley

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.