A Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás vai realizar nesta quinta-feira, dia 20, às 9h30, em sua sede, Casa Rosarita Fleury, na rua 132-C nº 114 – setor Sul, em Goiânia, o sarau ‘O lirismo poético da acadêmica Heloísa Helena de Campos Borges’. Com a atividade vai comemorar o Dia Nacional das Academias de Letras (celebrado no dia 21), lançar e distribuir a revista nº 10 da AFLAG, e entregar ao dr. Dyogo Crosara o Troféu AFLAG, em reconhecimento ao apoio cultural do escritório Crosara Advogados à Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás.
Instituição de cunho literário e linguístico, numa tradição iniciada no Século XVII com a Academia francesa, de acordo com a enciclopédia Wikipédia o termo “academia” remonta à Academia de Platão – escola fundada pelo célebre filósofo grego nos jardins que um dia teriam pertencido ao herói Akademus. Ali se buscava, pela dialética socrática, o saber pelo questionamento e pelo debate, ao contrário da Escola de Isócrates, onde o conhecimento consistia na mera repetição do saber.
No sarau haverá as participações especiais dos músicos Marcelo Barra, Eulim e os convidados Kiki, Paulo, Juquinha e Andréa Teixeira, Roberto Brenner (voz) e Giovane Tronconi (piano); e dos poetas Jô Sampaio, Álvaro Catelan e Sônia Marise.