Adelina com os filhos Kamylla Cristina, Clarinda Ludmila e João Rogério
Adelina Naves de Freitas nasceu em 1951, em Uberlândia, MG, filha de Clarinda de Lourdes Naves e João Mariano de Freitas. Ela e suas quatro irmãs e um irmão cresceram em ambiente rural com todas as dificuldades da época e alegrias também.
Dona Clarinda, sua mãe, era doente e a família tinha poucos recursos. Adelina cresceu vendo o sofrimento de sua mãe, o que a incentivou a ir para cidade, para estudar e ter um emprego para tratar a saúde dela.
Então, aos 25 anos, conseguiu o tão sonhado emprego, porém sua mãe faleceu um mês após, o que lhe causou imensa tristeza, pois ela passou muito tempo fora de casa e não conseguira o que queria. Deprimida, caiu nos encantos de um homem imaturo.
Na cidade de Goiânia ela conseguiu um trabalho na Prefeitura Municipal, atuando de forma exemplar no cadastro e cobrança de IPTU, durante 30 anos.
No Paço Municipal de Goiânia ela foi muito admirada por parte dos seus colegas. Ela que, com ajuda de Deus, criou, formou e casou seus três filhos: Clarinda Ludmila Naves de Sá, João Rogério Naves e Kamylla Cristina Naves.
Adelina Naves de Freitas, por onde passou, deixou sua marca de força, persistência, amor, solidariedade e muita fé – ela era ministra da Eucaristia no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade. Já bastante judiada pelo mieloma múltiplo dizia que ia trabalhar na festa de 2019. Nesse ano, no dia 17.07.2019, ela foi para os braços do Pai Eterno.
Para cada filho – teve três filhos – e para os nove netos deixou, como legado, seus exemplos e o orgulho de ser Naves.
Falar dela é contar a história de uma mulher que saíra do mato para cidade em busca de uma vida melhor, especialmente para sua mãe. Mas encontrou foram dias de lutas, as quais ela vencera sem reclamar – segurando nas mãos de Deus ela ia em frente.
Mais que uma guerreira ela foi uma vencedora!
Clarinda Ludmila Naves de Sá é gestora ambiental e servidora concursada da Prefeitura de Senador Canedo