Reni Naves
Tranquilo, atencioso e muito prestativo, sobressaindo-se bem em todas as atividades a que se dedica, o advogado e escritor Reni Naves dos Santos ocupa a Cadeira nº 19 da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas. Na Assembleia Geral de 7 de agosto de 2014 foi eleito para presidir a entidade, mandato de 2014 a 2016, quando teve oportunidade de muitas iniciativas e realizações.
Muito ligado à família, ele adquiriu os dois livros publicados pela Editora Naves – “A história da família Naves no Brasil”, das professoras Maria Helena Fernandes Cardoso e Vicentina Naves Fernandes e jornalista Jales Naves, e “Árvore genealógica da família Naves brasileira”, do pesquisador Nilson N. Naves e jornalista Jales Naves, e anunciou que vai divulgar, pela sua Rádio Thermas FM, as duas obras. “A família precisa conhecer a nossa história, nesses livros maravilhosos que vocês publicaram”.
Estudos
Goiano de Corumbaíba, onde nasceu no dia 4 de novembro de 1949, filho de Sebastião Naves Sobrinho e Joana Naves dos Santos, concluiu o primário no Grupo Escolar ‘Couto de Magalhães’ e o ginasial no Ginásio ‘Simon Bolívar’, ambos de sua cidade natal; e concluiu o secundário no Colégio Goianésia, no Vale São Patrício, em Goiás, em 1967. O ensino médio foi no Colégio Estadual ‘Assis Chateaubriand’, em Goiânia, em 1968 e 1969, quando teve duas aulas especiais com o então governador Otávio Lage, que ali esteve para “matar a saudade da sala de aula”; estudou também no Colégio Estadual ‘Professor Pedro Gomes’.
O Curso de Direito foi na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, que concluiu em 1982, por onde fez a especialização em Direito Penal e Processual, do convênio com a Academia de Polícia de Goiás. Passou no Exame de Ordem e em 2008, na Seccional de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil, recebeu sua carteira da OAB.
Ele atuou na Pastoral Campinas em Comunidade e movimentos religiosos em Goiânia, foi secretário do Treinamento de Lideranças Cristãs (TLC), em 1971, e participou do 18º Curso Integrado de Valorização de Casais. Ganhou o Diploma de Honra ao Mérito do 10º Batalhão de Caçadores, do Exército, em Goiânia, em 1969, e dois anos depois fez o Curso de Cabo, quando pensou em seguir a carreira militar.
Carreira
Reni Naves ingressou na Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás em 1980, como escrivão, fez carreira no Setor Público e aposentou-se como Delegado Classe Especial em 2008. Como delegado recebeu homenagens em diversas cidades goianas por onde passou e trabalhou, como Alvorada do Norte, Luziânia, Hidrolândia, Ceres, Goianira, Quirinópolis, Caldas Novas e Aparecida de Goiânia, além da Capital. Atuou como Delegado titular em praticamente todos os distritos policiais de Goiânia e encerrou sua trajetória na área no 1º Distrito goianiense, onde ainda foi Delegado Geral.
Recebeu, em 16 de setembro de 2011, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, a Medalha do Mérito Legislativo ‘Pedro Ludovico Teixeira’ (Resolução nº 855, de 04.12.1991), “pelos relevantes serviços prestados a Goiás”.
Atualmente residindo em Caldas Novas, é diretor da Rádio Thermas FM e da Federação Nacional dos Comunicadores (Fenacom).
Em família
É casado com a assistente social Eliane Bueno Garcês, que se formou pela PUC-Goiás e foi responsável, por 12 anos (2008-2020), pelo Departamento de Habitação do Município de Caldas Novas. Eles tem uma filha, Lorrane Garcês Naves, formada em Nutrição pela Unip e Pedagogia pela Católica, e casada com Fernando Custódio, representante comercial.
Publicou o livro “Trajetória”, em 2004, para enaltecer a pacata cidade de Corumbaíba, registrar a passagem da família Naves e das pessoas que marcaram presença em sua vida, e contar histórias e causos que considerou interessantes. É uma narrativa “contada com humor, coragem, alegria e determinação, características de todos os personagens da obra”, ressaltou João Lira.
Condecorações
Foi o primeiro cidadão condecorado, pela Câmara Municipal de Caldas Novas, com a Comenda ‘João Tomé de Moraes – Zilico’, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à municipalidade, no dia 12 de dezembro de 2016.
Nesse ano, no dia 28 de março, a Confederação Brasileira de Letras e Artes (Conbla) conferiu-lhe o título de Acadêmico, diploma assinado pelo presidente da entidade, o príncipe dom Ydenir Prudenciano Machado, da Casa Real dos Arameus e Auranitas.
A Eco Academia de Letras, Ciências e Artes de Terezópolis de Goiás (E-ALCAT) concedeu-lhe o título de “Ecoamigo”, pela sua participação na divulgação do conhecimento sustentável e na criação de novos organismos culturais e acadêmicos. “Nos ajudando a semear princípios ‘ecoculturais’”, como ressaltou o presidente da entidade, professor Jean Jardim, em diploma de 30 de outubro de 2019.