Senador Abilon Naves

Iris Rezende (Foto Maeda)

José Naves Júnior

Uma das mais tradicionais famílias brasileiras, os Naves têm importante participação na política, com diversos nomes de destaque e se sobressaindo em suas iniciativas. Dentre eles, o senador Abilon Naves, mineiro que foi Senador da República pelo Paraná; Iris Rezende Machado, Prefeito de Goiânia em quatro mandatos, Governador de Goiás em dois mandatos e Ministro de Estado da Agricultura e da Justiça; e José Rodrigues Naves Júnior, que foi exemplo na política, por sua seriedade, honestidade e espírito público, atuando em Goiânia, quando foi Vereador por quatro mandatos consecutivos, da primeira à quarta legislaturas, 1947 a 1962, e em Goianira, cidade que ajudou a emancipar e ele deu o nome, que significa ‘Pequena Goiânia’, tendo sido Vereador em dois mandatos e Prefeito. Mais recentes e com igual brilhantismo, três goianos se destacaram em seus municípios, como Prefeitos e dirigentes de entidades de classe: Gilmar Alves, em Quirinópolis; Haroldo Naves, em Campos Verdes; e Roberto Naves, em Anápolis.

Os Naves marcam sua passagem por entidades e instituições públicas que administram com gestões profícuas, inovadoras, que atendem e se preocupam com o cidadão, correspondem às expectativas e se empenham por apresentar bons resultados para todos.

No levantamento feito sobre as eleições de 6 deste mês foi possível identificar pelo menos 30 candidatos, a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador em 19 cidades, de todos os portes, como Belo Horizonte e Goiânia. Os resultados foram bons, muitos avançaram em seus propósitos de contribuir para o bem comum, outros viram na experiência eleitoral uma forma de marcar presença, levar sua mensagem à população e já se preparar para embates futuros, com melhor estrutura e apoio. Houve dificuldade nessa pesquisa, pois alguns candidatos se apresentaram pelo apelido que só os mais próximos podem dizer quem são.

Luciana Naves

Candidatos a Prefeito

Goianésia, uma das principais cidades do Vale do São Patrício, em Goiás, tem 77 mil habitantes (Censo, 2022) e se constitui em polo de produção sucroalcooleira, regional e nacionalmente, com três importantes usinas de álcool e açúcar. Nas eleições deste ano teve uma das mais acirradas disputas pela Prefeitura Municipal, com quatro chapas brigando pelos 46.445 votos depositados.

A cidade tem forte presença da família Naves.

A chapa formada pelo empresário, ex-deputado estadual e ex-prefeito Renato de Castro, do União Brasil, como candidato a Prefeito, e pela médica neurologista Luciana Naves. candidata a Vice-Prefeita, do MDB, conquistando 25.278 votos (56,22% do total), ficou em primeiro lugar, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral. Luciana é filha do advogado e ex-prefeito Gilberto Batista Naves.

Henrique Vilela

Em sua primeira experiência em campanha política, o advogado Henrique Vilela de Oliveira Naves, 27 anos, do Partido Novo, ficou em terceiro lugar na disputa, com 2.417 votos (5,38%), marcando presença no cenário para divulgar as suas propostas partidárias e se firmando como liderança política da cidade. Antônia Lacerda, também do Partido Novo, foi candidata a Vice-Prefeita. Henrique é filho do produtor rural José Hamilton Naves de Oliveira, que foi vereador na cidade.

Hermano Freitas

Polo regional que atende o Pontal do Triângulo Mineiro, Ituiutaba tem 106 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE, de 2024.  Sua economia baseia-se no agronegócio (soja, milho e pecuária de corte e leite) e na prestação de serviços.

Nas eleições deste ano, para Prefeito, conheceu uma nova movimentação política, liderada pelo empresário Hermano Freitas, 33 anos, do União Brasil, que ficou em segundo lugar, ao conquistar 22.187 (39,73%) dos votos válidos, 55.849, já se firmando para embates futuros.

Kênia Naves

Localizado na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, SP, o município de Santo Antônio da Alegria surgiu em função das antigas e novas rotas de acesso ao interior brasileiro. Seu povoamento iniciou-se a partir de 1860, em torno da capela de Cuscuzeiro, fundada por Francisco Antônio Mafra, onde os viajantes faziam pouso entre as províncias de São Paulo e Minas Gerais. Tem 6.977 habitantes (IBGE, 2020).

Nas eleições deste ano Kênia Naves, do Movimento Democrático Brasileiro, que é vereadora, enfrentou três oponentes na disputa pela Prefeitura Municipal, conquistou 1.074 votos, de um total de 4.842 votos válidos, e ficou em terceiro lugar.

Wesley Naves

Indianópolis, município do Triângulo Mineiro com 4.465 habitantes (IBGE, 2020), teve origem na primitiva aldeia de Santana do Rio das Velhas, fundada por volta de 1750 pelo coronel Antônio Pies de Campos, após expulsar da região os índios Caiapó.

Wesley José da Rocha Naves foi Vice-Prefeito, Prefeito por duas vezes e Vereador; agora, candidatou-se a Prefeito pelo Partido Progressistas (PP), sentiu a força do poder econômico, com a compra de votos, e ficou em segundo lugar, com 1.725 votos (38,67% dos 4.461 votos válidos).

Luiz Fernando Naves Sanches

Eleitos vereadores

Goiânia, com 1.437.366 habitantes (IBGE, 2022), é a cidade mais populosa de Goiás e a 10ª mais populosa do Brasil. Planejada e construída para ser a capital goiana, é importante polo econômico da região e centro estratégico para áreas como indústria, medicina, moda e agricultura. Esse cenário amplia a responsabilidade do Legislativo, cujas 37 cadeiras foram disputadas por 690 candidatos. Foram 738 mil votos válidos. Integrante da Polícia Rodoviária Federal em Goiás e em sua primeira campanha política, Luiz Fernando Naves Sanches de Siqueira, do Partido Progressistas (PP), que adotou o apelido de ‘Sanches da Federal’, conquistou 3.607 votos para a Câmara Municipal e ficou na 37ª posição.

Carapicuíba faz parte da Região Metropolitana de São Paulo, era uma das 12 aldeias jesuíticas criadas para catequizar os povos originários, recebeu a Estrada de Ferro Sorocabana em 1875 e desempenhou um importante papel no abastecimento de carne para a capital paulista. Sua população, estimada pelo IBGE em 2020, é de 403.183 habitantes, e 210.018 eleitores. O médico João Naves Neto, goiano de Jataí e que integra o Partido Social Democrático (PSD), candidatou-se à reeleição, enfrentou 280 candidatos às 19 vagas, e ficou na 12ª posição, com 2.695 votos (1,49%).

João Naves

Lençóis Paulista, com população de 66.505 habitantes (Censo de 2022, IBGE), possui a maior biblioteca do interior de São Paulo, é conhecida como “Cidade do Livro“, por ter um número de obras em sua Biblioteca Municipal maior do que o de habitantes: são mais de 150 mil livros. São 12 vagas na Câmara Municipal. Francisco de Assis Naves (Chico Naves), do MDB, mineiro de Varginha, obteve 1.081 votos (3,16%), ficando em sexto lugar. Disputou os 34.117 votos válidos com 127 candidatos.

Buriti Alegre, com 9.484 habitantes (IBGE, 2020), tem como principal atração turística o Lago da Brisas, formado pela barragem da Usina de Itumbiara, e quer viver um novo momento, requerendo do Legislativo uma nova atuação. Em sua primeira experiência eleitoral, Raquel Naves, que foi Secretaria Municipal de Assistência Social, na gestão de seu marido, Marco Aurélio Naves, candidatou-se pelo PP, obteve 214 votos e ficou na 8ª posição, ao disputar com 51 postulantes as nove vagas na Câmara Municipal. Foram registrados 6.518 votos válidos.

Raquel Naves

Na luta pelo Legislativo de Santa Antônio da Alegria, João Naves, do MDB, concorreu com 61 candidatos pelas nove cadeiras, obteve 324 votos e ficou na terceira colocação.

Jandaia, município do vale do Rio dos Bois, sul goiano, situado entre o Morro do Segredo e a Serra do Boqueirão, tem uma população, conforme estimativas do IBGE de 2021, de 6 001 habitantes. Mantendo uma alta taxa de arborização, dispõe de quatro praças, que contribuem para o bem-estar da população. Foram 51 candidatos disputando as nove vagas na Câmara Municipal e 5.208 votos válidos. Walquires Mendes Naves, do Partido Republicanos, 48 anos, conquistou 189 votos (3,6%) e a sexta posição.

 

Não se elegeram vereadores

         Em Belo Horizonte, com 1.956.410 eleitores, o pastor Marcos Martins Naves, da Igreja Batista da Pompéia, por onde se formou, inscrito como ‘Marquinhos Naves da ONG’, disputou pelo Partido da Renovação Democrática (PRD) uma das 41 vagas na Câmara Municipal, enfrentando 846 candidatos. Obteve 1.297 votos (0,11%) e ficou em 172º lugar.

Uberlândia, com 754.954 habitantes, segundo a estimativa de 2024 do IBGE, é o segundo município mais populoso de Minas Gerais, com o 27º maior PIB do Brasil, e se destaca na área de prestação de serviços. A Câmara Municipal é composta por 27 parlamentares; em 2024 foram registrados 351.389 votos válidos, disputados por 516 candidatos. Elaine Naves, do PP, que se candidatou pela primeira vez, ficou na 37ª posição, com 2.535 votos (0.27%), e Paulo Naves, do MDB, no 267º lugar, com 97 votos (0,03%).

Palmas, última cidade do século XX planejada, nasceu e foi projetada para ser a capital do Tocantins, e é a mais nova capital estadual do país. O município caracteriza-se por ter a melhor qualidade de vida entre as capitais e municípios do norte brasileiro. Hoje, a população da cidade chega a quase 300 mil pessoas. A Câmara Municipal é formada por 23 vereadores; e as vagas foram disputadas por 318 candidatos, num total de 161.312 votos válidos. Emmanoel Marlon, do Solidariedade, goianiense, 39 anos, administrador, ficou na 78ª posição, com 762 votos; e Elpídio Naves, 58 anos, do PRD, guia de turismo, ficou na 135ª, com 352 votos.

Senador Canedo, GO, tem 155.635 habitantes, conforme censo do IBGE de 2022. Em 2015, foi citada entre as 50 cidades pequenas mais desenvolvidas do Brasil, ocupando a quarta colocação no ranking. A Câmara Municipal tem 13 cadeiras, disputadas por 195 candidatos, com as urnas registrando 69.132 votos válidos. Empresário, Rafael Vasconcelos, do PL, conquistou 240 votos (0,34%) e ficou em 99º lugar.

A cidade de Jataí, considerada a capital da produção de grãos e leite de Goiás e maior município produtor nacional de milho, tem uma população (IBGE, 2022) de 105.729 habitantes. 88 candidatos disputaram as 10 vagas na Câmara Municipal. Votaram 48.778 eleitores e o advogado Jaílton Eduardo Prado Naves ficou na 27ª colocação, com 601 votos (1,22%).

Dos 202 candidatos que disputaram os 44.666 votos válidos e as 15 vagas de Vereador em Goianésia, no vale do São Patrício, três são da família. Buscando a reeleição, pelo MDB, Paulo Henrique Naves Dias, 48 anos, comerciante, sofreu o desgaste de ser o líder da oposição na Câmara Municipal, no atual mandato, e obteve 510 votos, ficando na 21ª posição, primeira suplência, com chances de ser convocado para o exercício do mandato. É ligado ao Prefeito eleito. Outras duas candidatas a Vereador em Goianésia, ambas do PP: Brenda Larice Naves, 54 anos, solteira, tentou se eleger nas eleições anteriores e agora ficou na 171ª, com 26 votos; e Tálita Michelle Silva Santos Naves Dias, natural de Itumbiara, GO, tem 36 anos, é advogada e ficou na 180ª posição, com 16 votos.

Três Corações, com 78.079 habitantes (IBGE, 2024). é um dos principais centros urbanos do sul mineiro. Em 1760, o capitão Domingos Dias de Barros construiu a primitiva capela, sob a invocação dos Sagrados Corações de Jesus, Maria e São José. O gado leiteiro e as culturas do café, milho e batata inglesa são de expressão econômica. Três Naves disputaram as 13 cadeiras da Câmara Municipal com 217 candidatos, sendo registrados 37.861 votos válidos: Leandro Naves, da Rede, com 209 votos, ficou em 51º lugar; Iris Naves Mendes, do Partido Novo, com 402 votos, em 115º; e Silmeire Siqueira, do União Brasil, com 45 votos, em 162º.

Monte Santo de Minas tem uma população (IBGE, 2020) de 21 513 habitantes. Sua história remonta à mineração do ouro em Jacuí no século XVIII. Com a exaustão das jazidas, as pessoas passaram a procurar terras férteis para praticarem a agricultura, destacando-se a cultura do café, já com longa tradição, e tem ocorrido mudanças. Nas eleições deste ano, as 11 vagas no Legislativo e os 11.843 votos válidos foram disputadas por 71 candidatos. Paulo Sérgio Naves, o Paulinho Picolé, buscou a reeleição, pelo PSB, e obteve 236 votos, ficando na 21ª posição.

Santa Juliana, com população estimada em 2022 pelo IBGE de 15.734 habitantes, fica a oeste do Alto Paranaíba, no Triângulo Mineiro. Duas Naves, que já foram vereadoras, candidataram-se novamente para as 11 vagas na Câmara Municipal, tiveram 94 concorrentes na disputa pelos 9.689 votos válidos e chegaram próximo da vitória, com boa votação. Rosa do Naves, do União Brasil, conquistou 316 votos e ficou na 13ª posição, e Érica Naves, do Solidariedade, que é vereadora, 234 votos, foi a 14ª.

Luiz Antônio, SP, município da região metropolitana de Ribeirão Preto, surgiu da promessa do viajante Carlos Loyola que, ao transportar café para o porto de Jataí, foi acometido por uma cegueira repentina, de montar uma espécie de farmácia para atender as pessoas e cumpriu. O nome é homenagem ao coronel Luiz Antônio Junqueira, importante fazendeiro e desbravador da região. De acordo com o IBGE, dados de 2020, a sua população é de 15.292 habitantes. A Câmara Municipal tem nove cadeiras, disputadas por 118 candidatos e em 2024 registrou 7.917 votos válidos. Alex Naves, 39 anos, do Podemos, com 265 votos (3,32%), ficou em 10º lugar.

         A cidade de Firminópolis, GO, surgiu nas celebrações da fé católica na fazenda São Domingos, com a doação em 1940, por Manoel Firmino dos Santos, de área de terras para formação do patrimônio; e seu nome é uma homenagem a esse benfeitor. Tem 13.131 habitantes (IBGE, 2018). Como tem história recente, há muito a fazer, o que aumenta a responsabilidade do Câmara Municipal, formada por nove cadeiras e que foram disputadas por 48 candidatos. Foram registrados 6.987 votos válidos. Julielly Ferreira Maia, 37 anos, teve 321votos e ficou em 10º lugar.

Cachoeira Dourada, GO, com população estimada pelo IBGE em 2020 de 8.031 habitantes, surgiu como uma vila as margens do rio Paranaíba, com a economia fundada na pesca e agricultura familiar. O município ficou conhecido a partir da década de 1970 por serem descobertos em sua estrutura geológica veios de água quente e com índice elevado de salinidade. 57 candidatos disputaram as nove vagas na Câmara Municipal, sendo contabilizados 6.194 votos; Liciene de Jesus Naves Medeiros, casada, 48 anos, técnica em contabilidade, candidatou-se a Vereadora pelo Partido Republicanos, teve 114 votos e ficou em 15º lugar.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.