Primogênito dos sete filhos do casal Jonas Pires de Campos Júnior, paulista de Capivari e que foi o segundo Prefeito eleito de Trindade, GO, e Maria Madalena Pires de Campos, trindadense, o empresário João Ataliba Pires de Campos, 75 anos, faleceu na noite desta terça-feira, dia 19, em Trindade, onde nasceu. O velório está sendo realizado na Pax Silva e o sepultamento de seu corpo será às 14h desta quarta-feira, dia 20, no Cemitério Municipal, onde estão sepultados os pais dele e o filho.
Ele vinha enfrentando sérios problemas de saúde nos últimos anos, como a diabetes, que o levou a amputar um pé, e o câncer na garganta, obrigando-o a fazer quimioterapia três vezes por semana, e não resistiu.
Trajetória
Ataliba estudou na Escola Santo Afonso e no Ginásio Estadual Divino Pai Eterno. Começou a trabalhar ainda jovem, no escritório de contabilidade de seu avô materno, Osório Carlos da Silva, indo de bicicleta, pela manhã, buscar os livros de registro contábil nas empresas clientes, e, à tarde, os devolvia. Em seguida, foi ajudar o pai na fábrica de farinha de milho e fubá. Como era menor e o pai, que era o proprietário da indústria, tinha que se desincompatibilizar para se candidatar a um cargo eletivo, foi emancipado aos 17 anos para assumir a direção da empresa, na qual ficou um bom tempo.
Depois, passou em concurso público para o Cartório de Registro de Imóveis e de Registro Civil de Santa Bárbara, após a emancipação da cidade, mas ficou pouco tempo, diante do pequeno movimento financeiro. Posteriormente, passou a representar uma indústria de produção de máquinas e material de bilhar, do Paraná, e a adquiriu dois anos depois.
Os planos de Ataliba para a política não foram adiante: em 1992 candidatou-se a Prefeito de Trindade pelo Partido Democrata Cristão (PDC), trabalhou bastante, encontrou receptividade entre os eleitores, mas foi atropelado pela máquina do situacionismo e não conseguiu se eleger; dois anos depois, novamente pelo PDC, candidatou-se a Deputado Estadual, mas perdeu um filho e não foi feliz no projeto.
Ataliba foi casado com Edy Rodrigues e tiveram três filhos: João Ataliba Júnior, que faleceu antes de completar 20 anos; Juliana, casada com o empresário Jaíldo Duarte de Aguiar, das lojas Fortaleza, e o casal tem dois filhos, José de Aguiar Neto e Júlia; e Júlio César, que tem duas filhas com Marilene Alves: Natália, farmacêutica, que trabalha no laboratório Teuto, em Anápolis, e Ana Clara; o caçula se separou e tem mais um filho, Benício, de três anos.