Antônio Peres Naves e Diva (Foto do álbum de família)
Mineiro de Nova Ponte, onde nasceu em 22 de novembro de 1930, e desde 1952 na cidade de Goiás, para onde sua família se mudou, Antônio Peres Naves tocou fazenda nesse período, no município de Novo Brasil, criando gado e cultivando lavoura. Os pais, Sofia Rosa Naves e José Peres, ambos dessa região, eram proprietários rurais no Triângulo Mineiro, na primeira metade do século passado, quando decidiram vender as terras e, com o dinheiro, comprar uma maior, quase o dobro, no município de antiga capital. O casal tinha então 13 filhos, oito mulheres e cinco homens – Manuel Peres Naves faleceu aos três anos de idade –, e ela estava grávida quando se mudaram; a caçula, 14º filho, recebeu o nome da mãe, Sofia, e já nasceu na cidade de Goiás, em 13 de agosto de 1952.
Posteriormente, Antônio vendeu a fazenda e adquiriu outra, em Petrolina de Goiás, uns 70 km de Goiânia, onde deu sequência às atividades do meio rural, cuja administração delegou ao filho José Antônio Peres Naves. Aos 84 anos, diagnosticado com o mal de Alzheimer, foi reduzindo suas iniciativas e em 2021 se mudou para Itaberaí, para ficar mais próximo da filha caçula Ilza Cristina, dona do Centro de Ensino Acolher, em frente à Igreja de São Sebastião. Ele faleceu no dia 19 deste mês, aos 93 anos, e seu corpo foi sepultado nessa cidade.
Antônio deixa viúva Diva de Oliveira Peres, natural de Itaberaí e filha de Antônio Ricardo de Oliveira, fazendeiro, e Ernestina Alves de Oliveira. Eles se conheceram quando ela foi estudar na cidade de Goiás; o casal teve três filhos: Elane, casada com o empresário da área de roupas, Welligton Batista dos Santos, com quem tem dois filhos: Matheus e Gabriel, ambos goianienses; José Antônio, que foi casado com Selma Assis Lobo, e eles têm duas filhas: Ludmyla e Valéria, ambas nascidas em Anicuns, GO; e Ilza Cristina, casada com Márcio Pereira da Silva e eles têm três filhas, todas também goianienses: Gabriele, Isabele e Mariele.
Em 1988 o casal esteve em Goiânia para as comemorações das bodas de ouro de seu padrinho de crisma, José Rodrigues Naves Júnior e Maria Luiza Naves. Naves Júnior era filho de Elvira Rosa Naves e José Rodrigues Naves, e Antônio era neto de Lafaiete Naves de Oliveira e Etelvina Olina Naves; Elvira e Lafaiete eram irmãos.