Kênia Naves

Seguindo os passos do avô, Benedito Naves dos Reis, que foi Vereador, Presidente da Câmara Municipal e Prefeito de Santo Antônio da Alegria, SP, Kênia Vieira Naves da Silva, paulista de Osasco, é candidata a Prefeita de Santo Antônio da Alegria pelo Movimento Democrático Brasileiro, Coligação MDB, PL e PRD, nas eleições deste domingo, dia 6.

O primeiro contato com a política foi ainda criança, levada pelos pais, José Naves da Silva e Iracema Calixto Naves Vieira da Silva, e nas reuniões que aconteciam na sua casa onde Faritte Antônio, Fábio Garcia, Rene Abrão, Sebastiana Alves, Guido Beluti e outros políticos da época falavam com tanto entusiasmo sobre política.

Nas eleições municipais de 2020 foi convidada pelo MDB para se candidatar a vereadora, sendo eleita com 197 votos. Foi a primeira mulher Presidente da Câmara, em 2022. Com a vereança acredita “mais do que nunca que o cidadão precisa ser cada vez mais consciente de seus deveres e seus direitos para, assim, saber cobrá-los”. “Ser vereador é missão. É estar pronto para ouvir”, completou.

Trajetória

Kênia Naves estudou da pré-escola ao magistério na Escola Estadual ¨Cônego Macário de Almeida¨, em Santo Antônio da Alegria, onde se formou Professora Primária em 1994. Concluiu o Curso de Licenciatura em Geografia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guaxupé, MG, em 1998, e o Curso de Pedagogia do Centro Universitário Claretiano, em Batatais, SP, em 2007, onde fez pós-graduação em Educação Especial e o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Na adolescência, incentivada pelo pai rotariano e mãe dama da Casa da Amizade, passou a ser interactiana, quando aprendeu que “nascemos para servir e que a sociedade precisa do nosso engajamento”. Sempre esteve envolvida nas promoções promovidas pelo Rotary e Interact em prol da sociedade alegriense. No período em que estudou na Escola Cônego Macário de Almeida fez parte do time de vôlei e da fanfarra.

Casou-se em 1997 e desse relacionamento tem um filho, Lucas Naves Belutti.

Foi instituída Juíza de casamento substituta em 2000 e em 2018 passou a titular no Cartório de Santo Antônio da Alegria.

No município lecionou na Escola Infantil Luzia Naves dos Reis Beluti, na qual também foi Coordenadora e Diretora. Como professora de Geografia lecionou na escola Estadual de Itamogi, MG. Em 2017 foi efetivada como professora do Fundamental 1 na Prefeitura Municipal de Altinópolis. Participou da Municipalização da Educação Fundamental 2 na escola Cônego Macário de Almeida, em Santo Antônio da Alegria, da qual foi diretora por dois anos.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.