Olímpio Naves dos Reis (Foto do álbum de família)
Paulista de Santo Antônio da Alegria e buscando oportunidades para sua família, Olímpio Naves dos Reis enxergou o alcance do grande projeto que os ingleses estavam implantando na região oeste do Paraná e fazia surgir o município de Rolândia. Chamou a família, falou sobre essa novidade promissora, motivou-a a acompanhá-lo na empreitada, fechou a oficina que tinha e foram começar uma nova vida no eldorado que brotava nessas terras roxas, férteis.
Participou desse esforço de organização do espaço urbano e se enfronhou na política, candidatando-se a vereador pelo PSD na cidade, na redemocratização, em 1946, ficando como suplente. Hoje, dá nome a rua no Residencial Benedito Ferreira, bairro Conjunto Habitacional Santiago, conforme a Lei nº 3.683/2014.
Dois netos, em épocas mais recentes, também se candidataram ao Legislativo rolandense: Rodrigo Leocárdio Jorge, filho de Ada Naves Jorge, foi um dos vereadores mais jovens da bancada do Partido Progressista, cumprindo o mandato de 2013 a 2016; ele ingressou na política em 2011, disputando sua primeira eleição para o cargo de vereador e obtendo 1.299 votos; exerceu ainda o cargo de Presidente provisório do PP na cidade; e Rogério Naves dos Reis, do Partido dos Trabalhadores, não obteve êxito nas quatro eleições que enfrentou.
Agora, buscando a ancestralidade, para fazer seu mapeamento genealógico, conhecer suas origens e verificar questões de saúde, Rogério realizou o exame de DNA no Laboratório Genera, cujas informações passam a integrar um banco de dados nacional sobre família. De acordo com os resultados, ele tem 77% de origem na Europa, nas regiões da Península Ibérica e norte desse continente, 9% na América e 3% na África.
Quem são
Rogério nasceu em Rolândia, é formado em História pela Universidade Estadual de Londrina, com pós-graduação em Gestão, Administração e Supervisão Escolar na Universidade Norte do Paraná (Unopar); e professor da rede estadual de ensino, lecionando no Colégio Estadual Professor José Alexandre Chiarelli e no Colégio Professor Francisco Villanueva. Casado com a professora Veridiana Cristina Marsão dos Reis, pedagoga e que atua na rede municipal de ensino, eles têm dois filhos: João Pedro, de 2010, e Arthur José, de 2015, ambos assinando Marsão Naves dos Reis.
Rodrigo também é natural de Rolândia, formado em Direito pela Faculdade Paranaense, e gerente comercial no grupo Supermercado Locatteli, empresa reconhecida no ramo na região e pela qual conquistou alguns prêmios da Associação Paranaense de Supermercados (APRAS), dentre os quais o de Melhor evento mensal da entidade no norte do Paraná, publicado na revista “Supermix”, de setembro de 2008; e Melhor projeto desenvolvido no curso gerencial da APRAS, em 31 de maio de 2010. É casado com Miriam de Almeida Aniceto Jorge, com quem tem o filho João Octavio Aniceto Jorge.