Jales Naves levou os livros à deputada Vivian Naves
A trajetória de uma família no território brasileiro há 375 anos, desde a época de Colônia de Portugal, dando sua contribuição nas mais diversas áreas de atividades, é a base do livro “A história da família Naves no Brasil”, das professoras Maria Helena Fernandes Cardoso e Vicentina Naves Fernandes, da Universidade Federal de Uberlândia. Para apresentar a obra e discorrer sobre esse papel desbravador que seus integrantes cumpriram, o escritor e jornalista Jales Naves, um dos autores, esteve na tarde desta terça-feira, dia 26, com a deputada estadual Vivian Naves, do Partido Progressistas, em seu Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, quando lhe entregou um exemplar.
Conforme explicou, a família Naves brasileira começou por volta de 1650. O primeiro parente, João de Almeida Naves, que nasceu em 1624 na vila de Algodres, região de Serra da Estrela, em Portugal, veio para o Brasil quando tinha uns 25 anos. Chegou em São Paulo, casando-se na capital em 1653 com a brasileira Maria da Silva Leite, com quem teve 10 filhos. Primeiro, eles moraram na cidade por 20 anos, quando nasceram os três primeiros filhos, e depois foram para Santana de Parnaíba, na atual região metropolitana de São Paulo, de onde partiram os bandeirantes quando adentraram o interior brasileiro em busca de riquezas minerais.
Entregou ainda à parlamentar um exemplar do livro “Árvore genealógica da família Naves brasileira”, do economista Nilson N. Naves, também com a participação do jornalista Jales Naves. Na obra, mostra as 13 gerações da família no Brasil. Explicou que ele e o prefeito de Anápolis, Roberto Naves e Siqueira, marido da deputada, são do mesmo tronco familiar: Elvira Rosa Naves, que é da sétima geração dos Naves brasileiros e avó de Jales, que é da 10ª geração, era irmã de Antônio Naves Lisboa, também da sétima geração e bisavô de Roberto, que é da 11ª geração.