Um município pequeno, com área de 125,3 km², população de 3.565 habitantes (Censo de 2022, do IBGE), localizado na mesorregião do Centro Goiano e com sua economia baseada na agropecuária, Brazabrantes quer criar uma tradição: a Cavalgada. Iniciada em 2023, a primeira iniciativa foi um sucesso, ao reunir em torno de 400 cavaleiros, que seguiu para o centro da cidade.

Este ano vai acontecer no próximo dia 16, a partir das 9h, com concentração na fazenda Barra, de Otávio Borges Filho (Borginho). A promoção é da Prefeitura Municipal, e faz parte das comemorações do 66º aniversário de sua emancipação.

O nome da cidade é uma homenagem ao general Brás Benjamim da Silva Abrantes, goiano de Silvânia, onde nasceu em 1841; fez os estudos secundários no Liceu de Goiás e ingressou na Escola Militar, no Rio de Janeiro, em 1864. Durante a Guerra do Paraguai lutou na batalha do Avaí, em 1868, e permaneceu ali por três anos. Foi um dos fundadores do Clube Militar, no Rio de Janeiro, em 1887; e um dos responsáveis pelo movimento republicano em Goiás. Presidiu o Estado de Goiás em 1892 e foi Senador, de 1906-1915. Faleceu na cidade de Goiás em 1923.

Família

Filho de Otávio Borges Naves e Maria Otília Lôbo, Borginho nasceu em Firminópolis, em 1956, casou-se com Marta Antunes de Souza, natural de Brazabrantes e filha de Ananias Antunes de Souza, que foi Prefeito de 1977-82 e é reconhecido pela avaliação positiva de sua gestão, e Etelvina José de Souza.

Tão logo se casaram eles se instalaram na Fazenda Barra, que antes ficava longe do centro, mas a expansão urbana a deixou praticamente dentro da cidade. A propriedade rural tem 12,5 alqueires, na beira do rio Meia Ponte, que percorre uma extensão de 2,5km das terras, onde cria gado leiteiro e planta milho para a produção de silagem, para alimentar o gado no período da seca. O rio fica na divisa com o município de Goianira.

Borginho vai apresentar projeto ao Banco do Brasil para financiar o aumento da produção de leite, atualmente de 100 litros/dia, para 300 l/d, via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para renovação das matrizes.

A 2ª Cavalgada de Brazabrantes reunirá os tropeiros na Fazenda Barra, de onde sairão em direção ao centro da cidade. Está programado um almoço, arroz carreteiro, a partir das 12h, na feira coberta, e show com a dupla Brothers do Forró.

Borginho e família

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.