Alice Cocota (Foto de José Alberto Naves Cocota Júnior)

 

Aluna do sétimo ano do ensino fundamental do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, MG, Alice de Freitas Cocota, 12 anos, tem se saído muito bem nas disputas de mountain bike (MTB) de que participou, desde que ganhou em 2021, aos oito anos, a sua primeira bicicleta MTB. Em 2022 ela começou a participar de competições, conquistando, nesse ano, o vice-campeonato na modalidade de XCK (Cross-Country Kids) do Bike Kids Brasil na categoria Kids A (8 a 9 anos).

Filha do professor José Alberto Naves Cocota Júnior e Ariadne Carvalho de Freitas Naves Cocota, nascida em Belo Horizonte e criada em Ouro Preto, ela já disputa na categoria infanto-juvenil, de 12 a 14 anos de MTB. A modalidade que ela mais gosta é XCP (Cross-Country Point-to-Point), percurso com menos de 60km. Percursos superiores a essa distância são classificados como maratona (XCM), em que só é permitida a participação de atletas a partir de 19 anos (categoria elite).

Resultados expressivos

Em sua trajetória Alice vem conquistando resultados expressivos em campeonatos regionais e estaduais, destacando-me entre os principais nomes da categoria feminina infanto-juvenil. “Meu objetivo é seguir evoluindo como atleta, participando de competições cada vez mais importantes e levando o nome dos parceiros comigo nessa jornada”, afirmou.

         Em 2025, seu primeiro ano como atleta filiada à Federação Mineira de Ciclismo (FMG) e à Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), ela conquistou, no dia 28 de setembro, o segundo lugar geral feminino (todas as idades) no Circuito Distrital de Mariana, MG (competição promocional, que não pontua na FMC), que contemplou quatro provas na modalidade de XCP.

Atualmente, lidera o ranking feminino na categoria infanto-juvenil na modalidade XCP pela FMC.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.