Lilyan leu sua bela e carinhosa mensagem

 

         A despedida faz parte da vida, afirmou a odontóloga Lilyan Oliveira Silvério, em mensagem na missa de sétimo dia pela mãe, Lourdes Abadia Oliveira Silvério, no dia 20 deste mês, na Paróquia de São Judas Tadeu, no setor Coimbra, em Goiânia. Para lidar com o processo de luto, a Bíblia configura-se como uma grande aliada, disse. “Deus é bom e poderoso, Ele não dá só o conselho, através da sua Palavra, mas nos dá também o remédio”. “A Palavra de Deus sempre é um caminho de conforto porque Jesus na sua Palavra nos promete e Ele mesmo realiza a Ressureição e a Vida Nova. A vida continua para além da morte, portanto a certeza que vem da Ressurreição, é o que nos conforta e nos sustenta”, acrescentou.

Ela destacou que prestar homenagem à mãe “é algo de muita emoção, pois ela foi uma mulher que viveu com amor, serenidade e dignidade. Sua ausência nos deixa um vazio imenso, mas sua presença permanecerá viva em cada lembrança e gesto de carinho que nos deixou”.

Família

              Lourdes Abadia nasceu no dia 14 de agosto de 1944, na fazenda, na região da Boca da Mata, no município de Goianira. “Primeira dos 12 filhos dos nossos avós Américo de Oliveira e Edna Veloso Naves, desde cedo aprendeu o valor do trabalho e da responsabilidade. Com doçura e firmeza ajudou a criar seus irmãos e, mais tarde, também os sobrinhos – sempre guiada pelo seu espírito cuidadoso e generoso”. “Era uma mulher de Fé, devota de Nossa Senhora, discreta, educada, apaziguadora – onde havia conflito ela levava calma; onde havia dúvida ela oferecia sabedoria. Era uma mulher bonita, simples e de uma grande elegância, que vinha de sua postura, suas palavras suaves e seu olhar atento”.

Estudou no Colégio interno Santo Agostinho e depois no Colégio Estadual Professor Pedro Gomes, onde conheceu seu futuro marido, Vigilato Porto Silvério: de uma amizade surgiu o amor e se casaram no dia 22 de julho de 1967. “A história de nossa família tem uma ligação muito forte com esta Igreja, que tem como patrono São Judas Tadeu – aqui, além de nossos pais terem se casado, eles também renovaram seus votos nas suas Bodas de Prata e de Ouro. Aqui os netos foram batizados, receberam a Primeira Eucaristia e o Sacramento do Crisma; nossos pais também participaram ativamente do Encontro de Casais – o ENCASA., e tiveram o privilégio de se tornarem amigos próximos do estimado Frei Humberto”, afirmou.

Trabalho e cuidados

Após o casamento, Lourdes Abadia conciliou o trabalho com os cuidados com a família e a casa, exerceu o magistério e com coragem, determinação e grávida da filha caçula formou-se em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, em 1977. Foi professora não apenas como profissão e sim por vocação e amor. “Ensinou com paciência, sabedoria e acima de tudo com o coração. Levava conhecimento, valores, afeto e exemplo. Tocou vidas dentro e fora da sala de aula, deixando sementes que continuam florescendo”, disse.

São quatro filhos: Américo, Lilyan, Lilyana e Lucyana e as duas filhas de coração Daniela e Sueliza; a nora Eliane; os genros Luis Renato, Lindomar e Manoel e os netos Isabela, Natália, Gabriel, Heloísa e Miguel, bem como os netos de coração Rafaela, Mariana, Daniel, Jennifer, Scarlet, Renato e Mateus.

“Junto ao nosso pai, com muito esforço, carinho e fé nos criaram, sempre nos apoiando e nos guiando.  Foi uma avó muito amorosa e presente, fazia questão de estar perto e participar da educação dos seus netos, e para eles fez muitos bolos de cenoura deliciosos”, relatou. “Ajudou cada um deles nas tarefas escolares com a mesma paciência que levava para a sala de aula”. Como ressaltou, ela teve “a graça e extrema felicidade de participar da formatura em Medicina das suas duas netas Isabela e Natália; de ver seu neto Gabriel cursando Engenharia Mecânica na Universidade de São Paulo e ser aprovado para o estágio internacional que atualmente cursa; a alegria de poder participar do lançamento do livro escrito em inglês do neto caçula Miguel, e, mais recentemente, participou da celebração dos 15 anos da neta caçula Heloísa”.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.