Lourdes Naves
Um dos 24 filhos que Conceição Naves Pereira e José Marques Pereira Filho tiveram, dos quais 12 sobreviveram, Lourdes Naves Pereira, nascida em Altinópolis, SP, seguiu os pais quando decidiram tocar lavoura de café no norte do Paraná, no município de Sabáudia. Ela se lembra de um episódio triste, quando caiu uma forte geada, que escureceu o tempo e queimou grande parte da lavoura de café. Os pais trabalharam também na lavoura de cana.
Aos 16 anos conheceu Domingos Garcia, natural de Getulina, SP, em 1952, que também trabalhava na roça, tocando lavouras, quando se casaram, em 1970, moraram nove anos na capital paulista e tiveram seis filhos, sendo que três faleceram. Ela criou três: Mauro Garcia, de Arapongas, PR, 1972; Luciana Pereira Garcia e Marcos Garcia, ambos nascidos na Maternidade Santa Clara, em Carapicuíba; Mauro e Marcos são casados.
Posteriormente, ela se mudou para Serrana, SP, passou em concurso público para ser cozinheira da Prefeitura Municipal e hoje, aos 69 anos, continua residindo na cidade, há 39 anos, com os três filhos, 11 netos e 10 bisnetos. Lourdes é da Renovação Carismática Católica e frequenta a Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Domingos faleceu em 1997, em Porto Ferreira, SP.
Lourdes com os filhos e a nora Luciana