Jales Naves Campos e a mãe Maria Carolina Naves
Comerciante que atuou em três áreas diferentes – bar, farmácia e empresa de estruturas metálicas –, e depois foi pequeno agricultor em Cascalho Rico, MG, em sua propriedade rural distante 60 km de Monte Carmelo, MG, onde nasceu há 57 anos, Jales Naves Campos deixou o meio rural. Alugou essas terras ao filho caçula Marcelo Mundim Campos, 33 anos, que deu sequência ao que o pai fazia, nos 42 hectares: planta milho, arrenda área para plantio de tomate e trabalha com gado de corte; e fixou residência na cidade natal.
Ele estudou somente até a sexta série. Filho de José Campos, pequeno agricultor, e de Maria Carolina Naves, ambos muito católicos, que participavam dos encontros de casais e eram chefes de cozinha nesses eventos da Igreja, tem dois irmãos: Mary e Rogério Naves Campos.
Jales casou-se duas vezes. Na primeira, com Carmen Lúcia, com quem viveu 24 anos, e tiveram dois filhos, Kaio Cesar e Marcelo; ela faleceu em 2006 em Uberaba, MG, depois de muito sofrer com melanoma. Kaio Cesar é comerciante, tem um restaurante, ‘Serve Bem’, em Monte Carmelo, foi casado com Camila Driele, com quem tem um filho, com seu nome; e Marcelo, agricultor, é casado com Islaine Neto Dias, com quem tem uma filha, Carmem Bárbara Dias Campos, nascida em 2021. Na segunda, com Jaqueline Vieira, que durou sete anos; não tiveram filhos.
Há 10 anos mora com a mãe, Maria Carolina, hoje cadeirante, e a irmã Mary Naves Campos, separada, que faz quitandas. O pai faleceu há 28 anos. Maria Carolina é filha de Geraldo Modesto Naves e Arminda Elias Naves, pequenos fazendeiros em Monte Carmelo.